Meta anuncia que encerra o sistema de reconhecimento facial no Facebook

Mark Zuckerberg, anunciou durante um evento no final de semana a mudança no nome da empresa Facebook para Meta. Na última terça-feira (2), foi anunciado que do sistema de reconhecimento facial no aplicativo Facebook será desativado.

A empresa declarou que essa decisão foi tomada por conta do cuidado da sociedade referente a privacidade e uso dessa tecnologia, por esse motivo a Meta terá várias mudanças no recurso de reconhecimento facial disponível plataforma, “modelos de dados faciais”, de mais de 1 bilhão de pessoas serão excluídos.

A ferramenta tinha a função de identificar automaticamente rostos em fotos, vídeos ou memórias, até dezembro deve acontecer a remoção global dessa função, mas a companheira informou não encerrará a busca de inovações sobre o reconhecimento facial.

De acordo com a publicação, em média de um terço dos usuários ativos do Facebook tinham habilitado o reconhecimento facial. Indicando que a Meta continua tentando contestar às acusações sobre prováveis violações de privacidade e priorização do lucro sobre os dados dos usuários por meio de mudanças na rede social.

A função chamada de Texto Alt Automático, AAT na sigla em inglês, que cria descrições de imagens para pessoas cegas ou com alguma deficiência visual, será impactadas sofrerá com a modificação, vai apenas reconhecer quantas pessoas estão em uma foto, porém não vai relevar quem são.

A Meta declarou, “acreditamos que isso tem o potencial de permitir casos de uso positivo no futuro que mantenham privacidade, controle e transparência, e é uma abordagem que continuaremos a explorar à medida que consideramos como nossas futuras plataformas e dispositivos de computação podem melhor atender às necessidades das pessoas.”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.