Celulares Samsung e Pixel com Android 12 serão usados como chaves digitais para carros

Nesta semana durante o Google I/OO a empresa anunciou que vai trazer para o Android 12 a alternativa de transformar o smartphone em uma chave digital para carros. Por enquanto terá parceria somente com a fabricante de veículos alemã BMW. Lembrando que o recurso já existe na Apple.

O Google resolveu viabilizar o uso de um celular com o sistema operacional Android para abrir portas de um carro, e até ligar o motor, pois, é beneficiada com possibilidades de conexões UWB, que permite localizar um gadget com ajuda do Samsung SmartTag.

O Google ainda não anunciou quais smartphones podem ser utilizados como chaves digitais, mas disse que serão alguns modelos Pixel e também aparelhos da Samsung.

Considerando a necessidade de uma antena para o UWB no dispositivo, somente os modelos Galaxy S20 com acesso ao 5G, Galaxy Note 20 e S21 possuem este hardware. Nenhum aparelho Pixel já lançado possui o recurso, mas boatos indicam que a próxima geração dos celulares terão a conexão.

Por enquanto, apenas o SUV elétrico iX da BMW conta a conexão para o recurso funcionar. O Google garante que o Android 12 compatível com a chave digital poderá ser usado para abrir a porta e ligar o carro inclusive de outra pessoa, se o smartphone for capaz de realizar essas ações, o objetivo é facilitar o ato de emprestar o carro.

Possivelmente mais empresas fabricantes de carros vão acrescentar o recurso nos seus veículos. Empresas como a Hyundai, Honda, Volkswagen e a GM devem aderir à novidade em breve, pois, participam de um consórcio chamado de Car Connectivity Consortium, que visa o desenvolvimento de soluções com NFC e UWB.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.