YouTube recebe chip de carregamento mais veloz com AV1

O Google desenvolveu uma segunda geração potente do Argos, um chip próprio e customizado, um dos seus propósitos é oferecer mais vídeos com maior qualidade, consumindo menos banda larga e dados móveis.

Segundo o portal CNET, nos data centers do Google vários chips Argos de segunda geração estão em funcionamento. Agora um upload de vídeo no YouTube em resolução 4K, pode ficar pronto em algumas horas, antes levaria dias para o processamento.

O chip de segunda geração pode fazer a compressão de um vídeo de forma mais eficiente, em diversos formatos e para tamanhos variados de tela.

O Argos deve trazer mudanças importantes, pois, são publicados em média 500 horas de vídeo a cada minuto no YouTube. A segunda geração do Argos tem suporte ao codec AV1, que foi desenvolvido pela Alliance for Open Media em 2018, o suporte detém o controle de configuração dos principais streamings do mundo, como, Google, Netflix e Amazon Prime Video.

O AV1 é uma substituição ao VP9 e pode transmitir vídeos 30% melhor compactados e de forma mais rápida. Assim, o Google poderá oferecer melhor qualidade no serviço do YouTube, e ainda com baixos custos. Redes sociais, como o Facebook e Vimeo usam o AV1 como base para compressão. Também o Google Chrome, Meet, Fotos, e Android TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.