WhatsApp Pink é um app falso e envia spam através de outros mensageiros

O WhatsApp Pink é falso e pode assumir controle de certas funções no smartphone. O pesquisador Rajshekhar Rajaharia alertou sobre o aplicativo no Twitter.

De acordo com o BleepingComputer o app está ganhando muitos usuários na Índia. O WhatsApp Pink age através de mensagens automáticas. Ele envia um link para os contatos baixarem o app, sem o usuário saber.

O WhatsApp falso quando é instalado pede permissão para ter acesso às notificações do Android. Com a autorização pode ver as mensagens que chagam e envia respostas automáticas. Quando a permissão é dada e o usuário abre o aplicativo pela primeira vez, o ícone desaparece da tela inicial e o sistema mostra um comunicado de que o app não foi instalado. Mas, o WhatsApp Pink já está armazenado no celular.

O app falso responde contatos de diversos mensageiros com o próprio WhatsApp, WhatsApp Business, Signal, Telegram, Skype e Viber. Segundo a ESET não foi comprovado de que o malware faça outras ações nos smatphones.

O pesquisador Lucas Stefanko supõe que o falso app pode ser apenas um teste para disseminar outros apps mais perigosos, ele disse: “A versão atualizada do trojan não responde automaticamente apenas às mensagens do WhatsApp, mas também às mensagens recebidas em outros aplicativos de mensagens instantâneas, o que pode ser o motivo de sua aparente maior disseminação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.