Este post é uma contribuição da equipe do Buscapé ao site TECNODIA.
Muito mais que um console de videogame, o Xbox 360 é uma plataforma abrangente de mídias que permite você jogar, acessar a rede, usar protocolo de roteamento, enviar e receber jogos, filmes em alta definição, música, fotos e outros arquivos digitais.
Para estar por dentro do Xbox 360, conheça as especificações de seu hardware:
- CPU
O CPU é baseado em um processador IBM Power PC de 3,2 Ghz e tem a última geração de GPU (placa de vídeo) da ATI. Possui três núcleos simétricos, dentro de cada um desses núcleos há duas operações de hardware, seis operações de hardware e uma unidade de vetor VMX-256. Há também 256 registros VMX-128 por thread de hardware e cache L2 de 1 MB.
- GPU e RAM
A placa de vídeo ATI Xenos possui memória RAM maior comparado a outros consoles de videogames, mas essa RAM é compartilhada com o console de RAM do sistema. Tem até 512 MB RAM GDDR3 (compartilhado w / RAM do sistema) 256 MB GDDR 3RAM (mais 10 MB eDRAM) e 21,6 Gbps de banda (256 Gbps via eDRAM). A velocidade do RAM chega a 700 MHz de velocidade.
- Hard Drive (disco rígido)
Possui HDD 250 GB ou 4 GB SSD com velocidade de 5400 rpm.
- Disc Drive (unidade de disco)
Em seu disco há um espaço de 7 GB e possui velocidade de leitura 12x (DVD).
- Suporte de vídeo
Todos os jogos tem suporte para 4:3 e 16:9 e resolução de 720p e alguns chegam a resolução de 1080p.
- Suporte de áudio
Suporta 16 bits e 48 KHz, possui 320 canais independentes de descompressão, processamento de áudio de 32 bits, saída surround multicanal e mais de 256 canais de áudio.
- Conectividade
Possui três portas USB, dois slots de memória e encaixe para quatro controles sem fio.
- Suporte de mídia digital
Leitor com suporte a DVD-Video, DVD-ROM, DVD-R/RW, DVD+R/RW, CD-DA, CD-ROM, CD-R, CD-RW, WMA CD, MP3 CD e JPEG Photo CD. Capaz de executar mídia a partir de dispositivos portáteis de música, câmeras digitais e PCs com Windows XP além de ripar música para o disco rígido. E possui visualizadores 3-D interativos para tela cheia.
- Suporte a jogos de alta definição
Todos os jogos suportam em 16:9, 720p e 1080i, com anti-aliasing (suavização de bordas).
Um fato interessante sobre a CPU do Xbox 360 é que ele é equipado com um processador multi-núcleo (possui três núcleos) de 165 milhões de transistores. Cada núcleo é capaz de processar dois processos simultaneamente. Um processador convencional é capaz de realizar uma única execução de processo por vez. Ou seja, o CPU do 360 é equivalente a seis processadores convencionais em uma máquina.
Com essa tecnologia multinuclear do Xbox 360, o sistema pode encaminhar um único núcleo para produzir o som enquanto outro pode se dividir entre a execução do jogo e a máquina que roda o próprio jogo. Sendo assim, o Xbox 360 tem energia suficiente para suprir a demanda computacional necessária a fim de você ter uma experiência de jogo incrível, sem muito esforço.