A Microsoft quer comprar o estúdio Mojang, de “Minecraft”, por US$ 2 bilhões, de acordo com reportagem da “Bloomberg” e do jornal “Wall Street Journal”. Citando fontes próximas ao assunto, o próprio criador o jogo e do estúdio, Markus “Notch” Persson, estaria lidando com o negócio, que pode ser concluído ainda esta semana.
Ele teria escolhido a Microsoft por ter tido boas relações de trabalho ao converter e lançar “Minecraft” para Xbox 360 e Xbox One. E esta seria a maior aquisição da Microsoft após Satya Nadella assumir a empresa no lugar de Steve Ballmer.
Caso a Microsoft compre a Mojang, “Notch” disse que não continuaria na companhia. O desenvolvedor é conhecido por querer se manter independente e não ter laços com nenhuma grande companhia. Ele estava desenvolvendo uma versão de “Minecraft” para os óculos de realidade virtual Oculus Rift, mas anunciou que a cancelou assim que o Facebook comprou a companhia.
O desenvolvedor também alfinetou a Microsoft. No lançamento do Windows 8, ele disse que jamais faria uma versão para o sistema operacional, que considerou “muito ruim”. “Farei ‘Minecraft’ não rodar no Windows. Talvez possamos convencer pessoas a não migrarem para o Windows 8”, disse na ocasião. Entretanto, algum tempo depois ele disse em entrevista aos usuários do site “Reddit” que o novo sistema poderia trazer liberdade aos desenvolvedores.
A “Bloomberg” afirma que o chefe de Xbox, Phill Spencer, está contactando Persson em pessoa, inclusive viajando para a Suécia para jantar com o criador do game. A Microsoft espera expandir “Minecraft” como game, franquia e licenciamentos, o que ela acredita que não acontece atualmente. Há um filme de “Minecraft” em peodução e a Mojang recentemente licenciou livros, bonecos e outros produtos baseados no game.
Via G1