Ao encerrar a 19ª edição da E3, a maior feira de entretenimento eletrônico do mundo, tanto Microsoft exaltava seu Xbox One, quanto a Sony cobria de louros e glórias de seu PS4. Ambos os consoles serão lançados quase que simultaneamente, no final de 2013, mirando o Natal. Mas esse é apenas o resultado imediato da feira que aconteceu entre os dias 11 e 13 de junho no Convention Center de Los Angeles. Nas entrelinhas da feira há um conceito que parece dominante. E que, justiça seja feita, foi implantado primeiro pela Nintendo: a ideia do second screen (ou segunda tela, em bom português) chegou ao mundo dos videogames.
O Wii U apresentado pela Nintendo em 2011 passou longe de ser um sucesso de vendas. O console é o próprio controle, com uma tela de LCD que interage com o game que é executado na TV. Além disso o jogo pode também ser rodado utilizando apenas a tela embutida. Ou seja, o console virou um portátil. De cara a ideia não foi um grande sucesso. Mas tanto Microsoft quanto Sony abraçaram o conceito e prometeram recursos semelhantes em seus lançamentos.
No caso da empresa de Bill Gates, o recurso se desenvolve com a integração ao SmartGlass, o sistema que une TV, console, smartphones e tablets da Microsoft. Diversos games, como Deadrising 3, que será lançado junto com a chegada do Xbox One, terão recursos para o gadget. O jogador pode, por exemplo, consultar mapas das cidades de Los Perdidos, onde se passa a história do game, sem ter que pausar o progresso.
A Sony quer o mesmo com seu PS Vita, o portátil lançado no fim de 2011. Mark Stanley, gerente da divisão de jogos eletrônicos da Sony para a América Latina, frisou em entrevista exclusiva ao Terra durante a E3 que a integração entre PS Vita e PS4 será quase total. O portátil poderá funcionar como um acessório para o desenrolar da história. Além disso, o PS Vita poderá rodar jogos a partir do console. Ou seja, se o gamer não puder utilizar a TV conseguirá jogar no próprio Vita.
E se esse conceito de fato vingar pode ser o respiro que a Nintendo, idealizadora do formato, precisa para impulsionar, ainda que tardiamente, as vendas de seu Wii U.
Público
Fechado para profissionais da indústria, analistas, jornalistas e varejistas, a E3 2013 quebrou seu recorde público: 48,2 mil pessoas passaram no Convetion Center de Los Angeles nos três dias de feira. No próximano ano, o local será palco novamente da maior feira de games do mundo, que tem contrato com a cidade até 2015.
Fonte: Terra Games