O Facebook está aumentando o cerco para aplicativos e jogos que forçam “curtidas” entre usuários. A rede social quer impedir o crescimento artificial de fanpages.
Segundo o Facebook publicou nessa quinta (7), duas novas mudanças na versão 2.1 do Graph API. Agora essas curtidas forçadas violam as políticas de uso da plataforma. “Você não deve incentivar pessoas a usar plugins sociais ou a curtir a página. Isso inclui oferecer recompensas ou conteúdo baseado no fato da pessoa curtir ou não a página”, diz a rede.
A mudança é ótima para os usuários, que já lidam com bastante excesso de informação no Facebook. Desde o final do ano passado, a rede social vem empreendendo mudanças para tornar a experiência no site menos estressante e mais relevante.
A rede também vem criando barreiras para impedir que páginas tenham um crescimento artificial através de likes. Já há penalidade para posts como “se concorda compartilha” ou “se gostou, curte”. O ideal é que os usuários curtam as fanpages por causa do conteúdo original e criativo e não por causa de artimanhas.
Os desenvolvedores terão 90 dias para empreender as mudanças necessárias. Após essa data, as páginas que ainda mantiverem esse tipo de comportamento poderão ser banidas. Veja aqui um exemplo bem ilustrado do que pode e não pode com as mudanças:
Via Mundo Bit (UOL)