Jim Ryan, chefe da Sony Computer Entertainment na Europa, disse ao site VG247, na E3 2013, que seus jogos próprios para PlayStation 4 não terão o passe online, e espera que as produtoras terceiras façam o mesmo.
“O que está acontecendo na geração atual de consoles é que as pessoas não estão mais buscando o passe online. Ele caiu”, disse o executivo sobre a imposição de produtoras de criar um código para poder jogar online. A ação dificultava que outros usuários pudessem se conectar nos servidores com um game emprestado ou até comprado de segunda mão. Recentemente a Electronic Arts acabou com a forma de negócio.
“Eu digo, algumas publicadoras falir e outras estão acabando com isso. Estamos acabando com isso também”, completou Ryan. Porém, a Sony irá permitir que os desenvolvedores implementem algumas restrições a jogos usados, mas não mais que isso.
“Eles podem ter alguma função como o passe online, mas que não bloqueie ou pare o jogo. Ele dará a opção de cobrar [para usar o jogo]. Mas acho que não poderão bloquear”, explicou. Uma coisa, entretanto, que os desenvolvedores não poderão fazer é mudanças no sistema do PS4, para restringir jogadores de acessar games usados que eles têm em disco.
Fonte: Terra Games