A Copa do Mundo no Brasil é o maior evento já registrado no Facebook, com 350 milhões de usuários gerando “conversas” no mundo todo e totalizando 3 bilhões de publicações, comentários e curtidas, disse a rede social nesta segunda-feira (14).
“Sabíamos que a Copa do Mundo seria grande, mas esse nível de engajamento é extraordinário”, disse Nick Grudin, diretor de parcerias de mídia global do Facebook, à Reuters. “Foi o maior nível de conversas sobre um único evento que já registramos”.
As pessoas cada vez mais usam as redes sociais para comentar e discutir eventos globais que assistem na TV, como o torneio vencido pela Alemanha no domingo (13). A audiência é crucial para companhias como o Facebook, que ganham dinheiro vendendo anúncios para interessados em alcançar os 1,28 bilhão de usuários ativos mensalmente.
O tráfego recorde do Facebook na Copa do Mundo sugere que a companhia está sendo cada vez mais usada como uma plataforma para discutir eventos em tempo real, um segmento no qual o microblog Twitter foi pioneiro. O uso difundido de celulares que tornaram as mídias sociais onipresentes ajuda a explicar os números recordes do Facebook.
A vitória por 1 x 0 da Alemanha sobre a Argentina na final da Copa foi a partida mais comentada do campeonato, com 88 milhões de usuários e 280 milhões de interações, de acordo com a empresa.
Neymar liderou o ranking de jogadores sobre o qual mais se falou, seguido pelo argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo e o uruguaio Luis Suárez.
E, com 26% de todas as interações na Copa do Mundo, o Brasil teve a voz mais forte no recorde do Facebook. Os Estados Unidos responderam por 10% das publicações, comentários e curtidas, a Indonésia por 6%, o México 5% e a Argentina 4%.
“O Facebook foi o estádio global para a Copa do Mundo de 2014”, disse Grudin.
Via G1