Com cerca de 40 milhões de usuários espalhados pelo mundo, o Spotify chegou oficialmente ao Brasil na última quarta-feira. Depois de meses de especulação sobre a sua estreia por aqui, o serviço online de música por assinatura está disponível em dois planos: um gratuito, com inclusão de anúncios entre as faixas e que faz apenas o streaming de músicas no modo aleatório, e outro que custa R$13,50 mais IOF, sem anúncios e com a possibilidade de baixar as músicas no dispositivo para ouvir mesmo sem conexão com a internet.
Já em funcionamento, o serviço permite o pagamento apenas através de cartão internacional. A empresa diz que cartões nacionais vão ser aceitos em breve e que o valor da mensalidade será, então, de R$14,90. O Spotify iniciou testes no Brasil em março deste ano, mas somente com alguns usuários convidados. O diretor do serviço para a América Latina, Gustavo Diament, afirmou que no período de testes 400 mil usuários assinaram a plataforma. Do total de usuários no mundo, 10 milhões utilizam o plano pago.
O Spotify foi a última grande plataforma de músicas a chegar ao Brasil, que já possui o Deezer e Rdio. O registro da pessoa jurídica “Spotify Brasil Serviços de Música Ltda” foi feito em fevereiro do ano passado e Diament disse que não houve nenhum atraso no programa de implantação do serviço por aqui. A demora aconteceu, segundo ele, porque estavam trabalhando para adequar a ferramenta ao mercado brasileiro. Desde a fundação do Spotify, em 2006 e sua chegada ao mercado em 2008, a companhia diz que já pagou mais de US$1 bilhão em royalties aos artistas.
Via Folha de S. Paulo / UOL