Há aproximadamente três semanas, a Microsoft mostrou ao mundo o Windows Phone 8.1. A atualização trouxe diversas novidades, incluindo mudanças na interface, várias funcionalidades novas e um assistente pessoal, semelhante ao Siri do iOS, chamada Cortana. Embora a versão final ainda não tenha sido lançada, tivemos acesso à versão beta do sistema, e nesta análise você confere as principais novidades e nossas primeiras impressões sobre a nova atualização do sistema da Microsoft.
Mudanças na interface
A principal mudança no sistema foi na interface. Agora, é possível adicionar uma coluna a mais de tiles na home screen. Além disso, é possível colocar uma imagem como plano de fundo nas tiles, fazendo com que as mesmas fiquem transparentes. A imagem de fundo acompanha o movimento de navegação no menu, de uma forma bem sutil, dando a sensação de que o sistema flutua na tela. Antigos usuários do Windows Phone 8 podem demorar para se acostumar com uma imagem de background, mas depois de poucos minutos de uso já é possível se apaixonar pelo novo layout. Convenhamos, uma imagem no fundo das tiles deixa o sistema muito mais bonito do que apenas cores sólidas.
Vale ressaltar que apenas as tiles que se adaptam ao tema recebem a imagem no fundo, portanto alguns aplicativos mantém seu plano de fundo padrão, o que acaba sendo um pouco estranho. Talvez a Microsoft poderia ter tornado essas tiles translúcidas, mantendo suas cores tradicionais, mas com um pouco de opacidade, fazendo a imagem de fundo aparecer. Existe a possibilidade de este detalhe ser adicionado no futuro. Agora, com o Windows Phone 8.1, é possível escolher entre mais ou menos tiles na sua home screen. Na opção de mais tiles, cabem 3 tiles médias por linha, tornando-as menores. Na opção com menos tiles cabem apenas duas, como era o comum no Windows Phone 8. Caso você opte por adicionar mais tiles à sua home screen, irá perceber que no menu de aplicativos, os ícones também ficam menores. Desta maneira, é possível ver muito mais apps de uma só vez. Querendo ou não, a navegação acaba ficando mais prática e fluida. Ainda falando do menu de apps, agora os jogos também podem ser encontrados neste menu, ao invés de estarem listados apenas no aplicativo do xbox.
Novidade muito útil: Action Center
Uma crítica comum de alguns usuários do Windows Phone era a falta de uma barra de notificações e configurações rápidas. Na versão 8.1, essa função foi adicionada com o Action Center. Basta deslizar a tela de cima para baixo para ter acesso a todas as suas notificações, além de configurações como rápidas, que podem ser definidas nas configurações do sistema. Há também um ícone para acessar todas as configurações, o que deixa a navegação mais rápida.
Cortana
A grande novidade do sistema é, sem dúvida nenhuma, a assistente pessoal Cortana. Inspirada na personagem da série de videogame Halo, Cortana é um sistema semelhante ao Siri, do iOS. Na versão beta do Windows Phone 8.1, existe apenas a versão em inglês da Cortana, ou seja, para poder utilizá-la, é necessário alterar o idioma do aparelho.
Para acionar Cortana, basta clicar no ícone ou pressionar o botão de busca, que antigamente direcionava ao Bing. O reconhecimento de voz é excelente, e Cortana é capaz de executar várias tarefas, desde tarefas simples como executar aplicativos, até tarefas mais avançadas. Há uma infinidade de coisas que se pode fazer com o software, dentre algumas das possibilidades estão criar lembretes, eventos no calendário, ver previsão do tempo, perguntar sobre resultados de jogos esportivos, além de uma infinidade de funções. Cortana também é capaz de ouvir uma música e identifica-la, semelhante ao conhecido app Shazam. Além disso, Cortana vive de bom humor, e de vez em quando da algumas respostas bem engraçadas. Por ser uma versão beta, Cortana pode cometer alguns erros no reconhecimento de voz, mas são raros. A assistente é eficiente mesmo em locais com bastante barulho externo.
Outras mudanças
Alguns aplicativos também receberam melhorias interessantes. A loja agora possui um visual com mais imagens. Na página principal, há uma lista de aplicativos indicadas ao usuário, baseada no histórico de downloads. As páginas de visualização dos aplicativos na loja também foram modificadas. Agora, as imagens do app já aparecem logo de cara. A aba de classificação também foi melhorada, e agora possui um gráfico com as notas. Além disso, agora é possível indicar quais comentários foram mais úteis para você. Outro aplicativo que recebeu mudanças interessantes na interface foi o calendário. Agora ó possível alternar entre visão diária, semanal e mensal. Os eventos aparecem de uma forma muito mais dinâmica. O visual câmera foi totalmente renovada, e lembra bastante o aplicativo Nokia Camera, exclusivo dos Lumias. O Internet Explorer também recebeu melhorias interessantes, e agora é capaz de rodar sites em flash. Algumas configurações se tornaram aplicativos no Windows Phone 8.1. Alguns exemplos são economia de bateria, verificação de armazenamento, entre outros. As configurações de volume agora são divididas entre sons de notificações e chamadas e sons de aplicativos. Além disso, é possível ativar ou desativar a vibração no mesmo local onde se altera o volume.
Conclusão: melhorou?
No geral, o Windows Phone 8.1 está muito bom. Qualquer usuário de Windows Phone 8 que atualizar para a versão 8.1 não sentirá a mínima vontade de voltar ao antigo sistema. Percebemos melhorias no desempenho do aparelho e também da bateria. O Action Center trouxe muito mais praticidade aos usuários. A possibilidade de colocar uma imagem como plano de fundo deixou o sistema muito mais bonito. A assistente pessoal Cortana é fantástica. Há uma infinidade de coisas para fazer com o software. Infelizmente ainda não há uma versão em português, mas possivelmente veremos Cortana falando nosso idioma em alguma atualização futura. Além disso, tivemos diversas outras melhorias em aplicativos e no sistema em geral. Resumindo, o Windows Phone 8.1 está sensacional.
Atenção: vale lembrar que esta é apenas a versão Preview for Developers, sendo que a versão final ainda nao foi liberada. Dificilmente teremos alguma novidade grande na versão final, mas sabemos que haverão algumas novidades, como gerenciador de arquivos. De qualquer forma, faremos uma análise completa do sistema assim que for liberado.
Curta a página do Tech Info no Facebook e siga o perfil do Twitter.