A falta de conteúdo Ultra HD (4K) é uma preocupação junto aos fabricantes de TVs. Depois de a Sony anunciar um plano para ofertar esse tipo de conteúdo junto com os seus televisores 4K vendidos nos EUA e Japão, foi a vez da LG e a Samsung, rivais históricas, se unirem para tentar impulsionar a oferta de conteúdo 4K em seus países de origem.
No final da semana passada, foi anunciado um memorando de entendimento com cinco operadores de TV a cabo coreanas (Hyundai HCN, CJ HelloVision, C&M, CMB e T-Broad) para aumentar a transmissões de vídeo 4K.
O protocolo de entendimento trata os set-top boxs inteligentes, a resolução Ultra HD e alta velocidade para transmissão de dados como peças-chave para as transmissões 4K no futuro.
No evento também foram discutidos temas como a programação 4K sob demanda, já com início previsto em 2014 (na Coreia do Sul), disponibilizada por meio de aplicativos em Smart TVs inteligentes, aproveitando a oferta de conexão de internet ultra rápida existente no país.
No Brasil, no início do mês a cidade do Rio de Janeiro recebeu a primeira transmissão ao vivo 4K via satélite. Durante o fórum de debates que antecedeu a transmissão, profissionais da Ericsson, Fox, LG e Hispamar declararam acreditar que em 2016 o País terá condições de ter transmissões de conteúdo 4K em massa (mais detalhes aqui).
Fonte: Korea Times / Uol