A tarde de hoje era uma tarde normal no mundo da tecnologia. Nenhum lançamento, nenhuma novidade, nada que fosse muito empolgante. Era. Como sempre, Mark Zuckerberg ama surpreender a todos com suas aquisições estratosféricas. Foi assim com o Instagram, e com o Whats App, este mais recentemente. A surpresa da vez foi a compra da Oculus VR, há poucos minutos, por 2 bilhões de dólares. Para quem não sabe, a Oculus VR (Virtual Reality) é a desenvolvedora do tão aguardado Oculus Rift, óculos de realidade virtual que se encontra atualmente em fase de testes. Certamente, Mark nos surpreendeu mais uma vez, mas qual será o objetivo dele ao adquirir uma tecnologia de realidade virtual voltada para os games?
O Facebook pagou U$400 mil em dinheiro, o resto do pagamento foi realizado por meio de ações da empresa. Zuckerberg pagou 1,6 bilhões de dólares em ações para os antigos donos da Oculus VR, o valor equivale a aproximadamente 23 milhões de ações. Em seu perfil no Facebook, Zuckerberg postou um texto falando sobre a aquisição e sobre os objetivos que vão muito além dos jogos.
Objetivos da compra
Ao que parece, Zuckerberg tem total consciência de que a rede social Facebook não fará sucesso para sempre. Por isso, o CEO mais amado do mundo da tecnologia (segundo pesquisas recentes) vêm investindo pesado em aquisições e projetos. Com a compra da Oculus VR, a empresa pretende revolucionar o mundo dos games com o dispositivo. Mas os projetos não param por aí. Mark pretende ir muito além dos jogos, pretende criar novas possibilidades, entre elas estudar diretamente de casa, ir a uma consulta cara a cara com um médico sentado na poltrona de casa, entre outros (projetos que lembram muito a história do livro “Jogador nº1”, ou “Ready Player One” em inglês). Confira abaixo a tradução de tudo o que Mark Zuckerberg falou em seu perfil no Facebook sobre a compra da Oculus VR:
“Estou empolgado em anunciar que chegamos em um acordo para adquirir a Oculus VR, líder em tecnologia de realidade virtual.
Nossa missão é tornar o mundo mais aberto e conectado. Nos últimos anos, isso significava principalmente criar aplicativos móveis que ajudam você a compartilhar com as pessoas que você se importa. Nós temos muito mais a fazer no mobile, mas nesse ponto nós sentimos que estamos em uma posição de onde podemos começar a focar em quais plataformas se tornarão as próximas a permitir experiências pessoais e de entretenimento mais úteis.
É aí que entra a Oculus. Eles construíram uma tecnologia de realidade virtual, como o headset Oculus Rift. Quando o coloca, você entra em um ambiente virtual completamente imersivo, como um jogo, uma cena de filme ou um lugar distante. O incrível sobre essa tecnologia é que você sente como se realmente estivesse presente em outro lugar, com outras pessoas. Pessoas que experimentam isso dizem ser diferente de tudo que já experimentaram em suas vidas.
A missão do Oculus é permitir a você experimentar o impossível. Sua tecnologia expande a possibilidade de experiências completamente novas.
Jogatina imersiva será o primeiro, mas Oculus já tem grandes planos aqui que não serão alterados e que nós esperamos acelerar. O Rift está altamente adiantado para a comunidade de jogos, e há muito interesse por parte dos desenvolvedores em construir para essa plataforma. Nós estamos focando em ajudar a Oculus a construir seu produtor e a desenvolver parcerias para suporte a mais jogos. Oculus vai continuar operando de forma independente dentro do Facebook para atingir esse objetivo.
Mas esse é apenas o começo. Depois de jogos, nós faremos da Oculus uma plataforma para muitas outras experiências. Imagine aproveitar um assento em um jogo, estudar em uma sala de estudantes e professores de todo o mundo ou consultar um médico cara a cara — apenas colocando os óculos em sua casa.
Essa é uma plataforma de comunicação realmente nova. Ao sentir isso verdadeiramente presente, você pode compartilhar espaços e experiências ilimitadas com as pessoas em sua vida. Imagine compartilhar não apenas momentos com seus amigos online, mas experiências e aventuras completas.
Esses são apenas alguns usos em potencial. Trabalhando com desenvolvedores e parceiros da indústria, juntos nós podemos fazer muito mais. Um dia, acreditamos que esse tipo de irrealidade aumentada, imersiva, vai se tornar parte da vida diária de bilhões de pessoas.
Realidade virtual foi um dia um sonho da ficção científica. Mas a internet foi também um sonho um dia, e aqui estão computadores e smartphones. O futuro está chegando e nós temos a chance de construí-lo juntos. Eu mal posso esperar para começar a trabalhar com toda a equipe da Oculus para trazer este futuro para o mundo, e habilitar novos mundos para todos nós.”
Logicamente, só podemos esperar coisas boas dessa grande aquisição. Esperamos que, com o poder econômico que o Facebook possui, o Oculus Rift possa finalmente chegar às lojas e, quem sabe, às nossas casas. Fique ligado em nosso site para saber sobre novas notícias!