É isso mesmo, você não leu errado no título. A Nokia apresentou hoje pela manhã, durante a MWC 2014 a linha Nokia X, aparelhos de baixo custo, para serem uma alternativa (ou, quem sabe, uma substituição) da linha Nokia Asha. Os aparelhos apresentam uma configuração modesta e buscam atingir consumidores que não querem gastar muito em um smartphone, mas o grande destaque do aparelho é, certamente, o sistema operacional. Depois de muitos rumores, a Nokia revelou ao mundo sua primeira linha de aparelhos com Android.
Aparelhos de baixo custo
Os aparelhos da linha X são voltados para as pessoas que não querem gastar muito dinheiro em um aparelho. Nokia X, Nokia X+ e Nokia XL são os três aparelhos anunciados pela Nokia. A linha lembra muito a linha Asha, tanto nas configurações, como no design dos aparelhos.
Os três aparelhos possuem o mesmo processador, um Snapdragon 8225, e contam com a possibilidade de colocar dois chips. O mais potente dos três é o Nokia XL, que possui uma tela de 5″, 768 Mb de RAM, câmera de 5 megapixels e armazenamento de até 32 Gb. O aparelho do meio é o Nokia X+, que possui o mesmo hardware do Nokia XL, mas com uma tela menor, de 4 polegadas, e uma camêra de 3 megapixels. O Nokia X é o aparelho de entrada. As configurações são as mesmas do Nokia X+, porém com menos memória RAM (512 Mb) .
A Nokia revelou também o preço dos smartphones. O Nokia X chega ao mercado custando algo em torno de R$287,00 sem contar impostos. Já o Nokia X+ custará o equivalente a R$320,00 sem taxas, enquanto o XL chega ao mercado com um valor em torno de 352,00. Provavelmente esses aparelhos devem chegar ao Brasil por um preço mais elevado, mas essas são as informações disponibilizadas até aqui.
Nokia com Android
Os aparelhos vem equipados com o Android, porém o sistema foi totalmente modificado e otimizado pela Nokia para parecer o máximo possível com o Windows Phone. Na tela inicial nós temos live tiles personalizáveis, assim como no sistema da Microsoft.
Além disso os aparelhos contam apenas com os serviços da Microsoft e da Nokia. Entre eles estão o One Drive, Here Maps, Here Drive, Skype, entre outros. A linha é compatível com apps Android, mas não tem acesso à Google Play (apenas serviços da Microsoft). Os aparelhos terão alguns aplicativos pré-instalados, como Vine, Plants vs. Zombies 2, entre outros, além de ter acesso à Nokia Store.
Estratégia da Nokia
A estratégia da Nokia com a linha X, é trazer mais usuários para a linha Lumia. Como assim? Simples, segundo o raciocínio da empresa, quem comprar um Nokia X e gostar, será levado a comprar um Windows Phone, já que os aparelhos da linha Lumia possuem um hardware mais potente e um sistema mais completo.
Para o CEO Stephen Elop, o Android de baixo custo é como uma mina de ouro para ser explorada. “Agora é o momento certo, porque há um crescimento de smartphones de baixo custo em vários países. Nós temos que ganhar o direito dessa próxima compra [que no caso, seria a de um Windows Phone após o uso de um Nokia X]”. O executivo afirmou também que a empresa tem certeza de que a interface de usuário primária é exclusiva da Nokia.
E você, o que achou da Nokia ter lançado aparelhos com Android? Quer saber mais sobre a MWC 2014? Fique ligado em nosso site e saiba de todas as novidades!