Lançado em novembro, o Call of Duty Ghosts é o décimo jogo da franquia, e traz a velha missão de inovar, e ao mesmo tempo agradar os antigos fãs do título. Durante bastante tempo, a Infinity Ward vinha apostando na série Modern Warfe. Nesta edição, a desenvolvedora resolveu trazer um novo título à franquia: Ghosts.
A campanha do jogo está bem interessante, logo no começo da história, você já se encontra em uma missão no espaço. O enredo se inicia em 2013, com a cidade de San Diego, nos Estados Unidos, sendo bombardeada por uma arma espacial americana, chamada ODIN. A arma ODIN estava sendo controla pela Federação, uma grande nação formada pelos países da América do Sul. A história avança 10 anos, em 2023, onde a Federação é a grande potência mundial e invade os Estados Unidos. Com o país sendo destruído, a equipe de operações especias Ghosts, tem a missão de acabar com a ascensão da nova grande potência. O personagem que você controla é Logan, mas em alguns momentos da campanha você controla outros personagens, como um astronauta, o pai de Logan, e até mesmo um cachorro, o pastor alemão Riley.
De uma forma geral campanha traz uma história muito boa, com reviravoltas e momentos de jogabilidade bem interessantes, como controlar o jogador no espaço, em baixo da água, e controlar o cachorro Riley. Além disso, temos vários combates empolgantes e cenas com muita ação. O maior defeito da campanha é a sua curta duração, possui cerca de 5 horas. Mas, com certeza, vale a pena gastar um tempo jogando o modo.
Apesar da boa campanha, o que mais se destaca no jogo é o modo multiplayer. O modo mantém as mesmas características, mas trás melhorias na movimentação, além de novos modos de jogo. O online continua sendo muito dinâmico, com ação frenética o tempo todo, e um ritmo bem acelerado. Percebemos também algumas melhorias na jogabilidade, de uma forma geral. O movimento dos jogadores está um pouco mais real, mais natural. O jogo trouxe também alguns movimentos novos, como deslizar. Além disso, o “cover” dos jogadores está diferente, semelhante ao do jogo “Killzone”, onde o jogador da uma espiada ao mirar, e ao soltar a mira, volta a se esconder.
Os mapas também são uma novidade de Call of Duty Ghosts. Maiores e com a possibilidade de muito mais interações, os mesmos estão muito mais dinâmicos, com mais portas, entradas, e lugares para explorar. Os gráficos do jogo, nos consoles atuais, estão muito fracos. Porém no PC e nos novos consoles, percebemos um certo avanço em relação às últimas versões, mas nada que vá surpreender.
Nesta edição do jogo, tivemos a adição de novos modos multiplayer. Entre eles estão Blitz, Cranked, Grind, Hunted e Search and Rescue. O modo Cranked é, sem duvidas, o mais eletrizante, e talvez o mais divertido dos 5. No Cranked, ao matar um inimigo, você ganha uma habilidade especial e tem 30 segundos para matar outro oponente, Caso não consiga, você morre.
Apesar das mudanças, o modo multiplayer está muito parecido com o Call of Duty Modern Warfare 3. Ou seja, de novo não houve inovação. Você pode até gostar de jogar o modo online no começo. Mas, certamente, depois de um tempo pode acabar enjoando e tendo a sensação de estar jogando algo antigo. Call of Duty precisa de inovação, e não vemos isso em Ghosts.
O modo zombies saiu de cena em CoD Ghosts e deu lugar ao modo Extinction, onde você luta contra alienígenas e o objetivo é destruir uma espécie de casulo dos aliens. Apesar de o Extinction vir com a intenção de ser uma evolução do zombies, o modo não agradou muito os fãs, afinal, o modo é um pouco enjoativo e não tras a mesma diversão de seu antecessor. Além do Extinction, agora há também o modo Squad, um modo cooperativo onde você pode colocar um esquadrão de até 6 jogadores de inteligencia artificial para jogar com você. Vale lembrar que, agora, o modo multiplayer possui personalização de personagem, e o sistema de compras de armas acontece através dos squad points, obtidos conforme você vai subindo de nivel.
Resumindo, Call of Duty Ghosts possui uma boa campanha, que mesmo não sendo tão longa, com certeza vai render horas de diversão. O modo multiplayer trás novidades na jogabilidade, nos mapas e novos modos de jogo, mas no geral, continua praticamente igual aos seus antecessores. Certamente, Call of Duty Ghosts poderia ter sido um jogo melhor, mas mesmo assim, deverá lhe render muita diversão.