Com popularidade crescente entre gamers, o serviço Twitch anunciou hoje que alcançou a marca de 1 milhão de criadores de conteúdo cadastrados. A plataforma, que permite aos jogadores transmitirem ao vivo seus gameplays, também ultrapassou o Facebook no total de usuários conectados nos horários de pico, de acordo com Wall Street Journal.
A pesquisa foi feita com dados da empresa de análise DeepField, e faz referência ao tráfego no horário nobre online nos EUA. O ranking coloca o Netflix na primeira colocação isolada, com 32% do total dessa movimentação, seguido por Google (22%), Apple (4,3%) e Twitch (1,8%).
Em quarto lugar, o serviço deixa para trás não só o Facebook, mas também os já consagrados Hulu (streaming de filmes e séries), Valve (do Steam) e Amazon (também streaming) – um feito e tanto para uma startup que mal completou três anos de vida.
Esse aumento no total de acessos e de transmissões se deve especialmente à entrada da plataforma nos consoles de mesa. Antes limitado aos PCs, o Twitch estreou no PS4 e já se integra ao Xbox One – e é do videogame da Sony que já vem 20% do tráfego.
A plataforma divulgou em janeiro deste ano seus números relativos a 2013, e por eles já deu para ver o tamanho da comunidade que cria conteúdo no site. Os usuários do Twitch assistiram a 12 bilhões de minutos de gameplays por mês (uma média de 106 minutos por dia), com 45 milhões de visitantes únicos mensais e 6 milhões de vídeos transmitidos no período de trinta dias. Os games mais populares no ano, graças às partidas online e aos campeonatos, foram DotA 2, League of Legends e Starcraft 2.
Segundo os responsáveis pela página, estão sendo feitas melhorias em seus servidores e na infraestrutura, garantindo que haja “força suficiente próximo aos seus maiores pontos de audiência”. Em Chicago e Estocolmo, por exemplo, a expansão foi de 400%, e ainda há outras previstas para Rússia, Coreia e até mesmo no Brasil, onde a comunidade também é bem ativa.
Via iMasters