Informações publicadas pelo Bloomberg que foram repassadas por um informante que pediu para não ser identificado, dão conta de que o Google estaria trabalhando no desenvolvimento de processadores em arquitetura ARM para em breve começar a fabricar e usar em seus próprios servidores.
Apesar dos chips com arquitetura ARM serem muito utilizados em dispositivos móveis, por uma questão de facilitar o entrosamento entre hardware e software o Google pode realmente vir a utilizar processadores de fabricação própria em seus centros de processamento de dados. Essa notícia deixa a Intel “de cabelo em pé” já que a gigante das pesquisas é seu quinto maior cliente.
Em declaração dada ao Bloomberg sobre esse rumor, uma representante do Google disse: “Nós estamos ativamente engajados na criação da melhor infraestrutura do mundo. Isso inclui tanto a criação de hardware (em todos os níveis) como o desenvolvimento de software”.
Com base nesta declaração podemos acreditar que essa informação é verídica e que o Google realmente deve estar trabalhando com hardware, mas só veremos esses chips sendo apresentados em futuros eventos caso essas pesquisas e trabalhos deem bons resultados e por isso não podemos afirmar que veremos tão cedo o Google apresentando seus processadores destinados a servidores.
Fonte: Gizmodo