Relatório feito pela Oxford Economics, mostrou que em 2020 a contribuição do YouTube para o produto interno bruto (PIB) brasileiro foi de R$ 3,4 bilhões de reais. Esse valor representa o pagamento de anúncios, e a receita gerada de forma na divulgação de vídeos na rede social
De acordo com o estudo a rede social contribui na criação de 122 mil empregos equivalentes em tempo integral. Diretamente na produção de conteúdo, indiretamente na cadeia de fornecimento de equipamentos para produtores de conteúdo, produtos para o lar, entre outros.
Três pesquisas anônimas, com mil produtores de conteúdo e 500 negócios, e cerca de 4 mil usuários, foram feitas para analizar a imagem da plataforma no Brasil. Quase 80% dos produtores de conteúdo que foram consultados disseram que geraram uma renda no YouTube que por outras mídias não seria possível.
Cerca de 90% das empresas participantes da pesquisa afirmaram que o YouTube ajudou a aumentar seus clientes e que a plataforma é um instrumento para entender seus clientes. Quase 85% pequenas e médias empresas que fazem anúncios, disseram isso contribui no aumento das vendas.
Já 99% dos usuários da plataforma disseram que a plataforma é uma fonte de informações e conhecimento. O conteúdo da rede social foi utilizado por 92% dos professores que foram ouvidos, e 77% dos educadores afirmam que isso contribui para a aprendizagem dos alunos.
O estudo também destacou que as informações divulgadas no YouTube foram importantes para os brasileiros na pandemia. A maioria dos usuários e das empresas relatou que a rede social ajudou nos negócios durante a crise que o coronavírus causou.