O Facebook anunciou nesta terça-feira (8), novos meios de remuneração para criadores de conteúdo e influenciadores, no próprio Facebook e no Instagram. As grandes novidades são, programa de afiliação, novas funcionalidades para lojas integradas e recursos de remuneração para transmissões ao vivo.
O recurso “Afiliado” é um programa no Instagram para gratificar os criadores de conteúdo por vendas de marcas que eles indicarem. Eles encontrarão outros produtos quando uma compra for finalizada, e poderão recomendar aos seus seguidores, contribuindo para o maior o fluxo de transações no sistema de lojas integradas.
De acordo com o Facebook, a novidade começará a ser testada nos próximos meses, e algumas empresas norte-americanas vão participar dessa fase.
Sendo assim, as próprias lojas do Instagram também devem crescer e terão acesso a novos recursos. Pois, contas pessoais também poderão ter suas próprias lojas e vender produtos diretamente, como desejarem.
A plataforma vai autorizar o vínculo de criadores de conteúdo com um entre seus quatro parceiros, são eles Fanjoy, Represent, Spring e UMG, viabilizando a criação de uma nova conta para oferecer os respectivos produtos. Esse recurso será liberado primeiro nos Estados Unidos até o fim de 2021, conforme as exigências obrigatórios para as contas.
O Facebook anunciou aos criadores de conteúdo ao vivo a chegada dos “marcos”, que são tarefas que recompensam os usuários com pagamentos extras quando forem completadas. Os objetivos variam conforme as metas, são elas, transmitir com uma outra conta no Instagram ou conseguir certo número de estrelas em pouco tempo.
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, explicou: “nosso objetivo é ser a melhor plataforma para criadores de conteúdo como vocês ganharem dinheiro.” Continuou “se você tem uma ideia que deseja compartilhar com o mundo, você deve ser capaz de criá-la e divulgá-la com facilidade e simplicidade — no Facebook e no Instagram — e então ganhar dinheiro com seu trabalho.”