O Google anunciou que está aumentando a privacidade dos usuários do Android, principalmente daqueles que não desejam ser rastreados durante sua navegação por anunciantes, segundo o jornal Financial Times. Vale lembrar, que há pouco mais de um mês a Apple liberou seu novo recurso de privacidade, o App Tracking Transparency (ATT).
Segundo o jornal, o Google criou uma opção onde os usuários do Android podem utilizar a chamada “Ad ID”, uma identidade de publicidade na qual os usuários conseguem escolher os próprios identificadores ou desativar anúncios personalizados nos apps do Google Play.
Na semana passada o Google anunciou a mudança em um e-mail para desenvolvedores da Play Store. Explicando que “quer dar aos usuários mais controle sobre seus dados para maior segurança e privacidade”, o Google colocou a interface API Advertising ID em sua página de suporte para IDs de publicidade.
Há algum tempo já é possível escolher não receber anúncios personalizados no Android. Basta acessar o aplicativo Configurações, depois a aba do Google e selecionar a opção Anúncios. Mas os desenvolvedores contornam esse bloqueio e ainda conseguem acessar o ID de publicidade dos dispositivos.
Com essa atualização, não será mais possível que os desenvolvedores façam isso, quem tentar acessar o ID de publicidade dos usuários que escolherem a exclusão vão receber “uma string de zeros em vez de um identificador”, afirma o Google.
A página de suporte da empresa informou que o lançamento da nova política será feito em fases. Os dispositivos com o Android 12 deverem receber as mudanças até o fim desse ano, e no começo de 2022 elas serão disponibilizadas para todos os aparelhos com Google Play.