O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) iniciou testes para que o voto possa ser feito por meio do aplicativo no smartphone com o projeto “Eleição do Futuro.”
O app desenvolvido chamado e-Título já permite desde 2018 que o indivíduo faça a justificação do seu voto através do software, e também poderá ser usado em breve para a votação.
De acordo com o ministro do TSE, o intuito do projeto é fazer a digitalização total do sistema da eleição. São mais de 30 empresas do ramo da tecnologia que estão trabalhando juntas para fazer dar certo.
Veja o que disse o ministro Luis: “A cada dois anos precisamos repor 20% das urnas. Isso custa R$ 700 milhões e é uma licitação tormentosa e judicializada. Espero eliminar esse custo e o transtorno administrativo.’
No domingo, dia 15 de novembro, os testes serão feitos com alguns usuários na capital São Paulo – SP. As pessoas que vão participar vão receber um título eleitoral fictício, por meio de um QR Code que encaminhará para o lugar onde a votação é feita.
Poucos países utilizam a tecnologia para as eleições, como a Estônia, que foi desenvolvida exclusivamente para o uso nos smartphones, tendo a segurança garantida na hora de fazer o voto, de acordo com o diretor de inteligência artificial do Brasil, Marcelo Camara.