15 49.0138 8.38624 arrow 0 arrow 0 4000 1 0 horizontal https://tecnodia.com.br 300 0

MEI e pessoa física poderão fazer transferências gratuitas com o Pix

por Lucas

O novo jeito de fazer transferências por meio do aplicativo do bando ou internet banking, por meio do Pix, recebeu hoje, quinta-feira, dia 1 de outubro a oficialização do Banco Central do Brasil. Pessoa física ou jurídica (somente MEI) poderão fazer gratuitamente as transações bancárias.

A pessoa física ou MEI (Micro Empreendedor Individual) estarão livres das taxas cobradas de acordo com a Resolução BCB n° 19/2020 que diz:  envio de valores com o fim de compra ou transferência e ao receber o dinheiro com a finalidade de transferência.

O Banco Central poderá cobrar taxas de MEI se houver o recebimento de uma venda, ou se fizer o uso dos canais de atendimento presenciais, como fazer uma ligação para a central de informações sobre a sua conta.

Veja a declaração do BC: “O cidadão só poderá ser tarifado em duas hipóteses: 1) quando receber recursos via Pix para pagamento de venda de produto ou de serviço prestado ou 2) se usar os canais presenciais ou de telefonia para realizar um Pix, quando os meios eletrônicos estiverem disponíveis.”

 Lembrando que pessoas jurídicas que não são MEI serão taxados ao fazer as transferências. Bancos digitais como o Nubank terão o recurso gratuito para as contas PJ que sejam MEI.