Para transportar testes de Covid-19 um laboratório nos Estados Unidos começou a usar carros autônomos. Essa medida foi tomada para diminuir os riscos aos profissionais da saúde, que estão entre os mais expostos ao coronavírus.
Desde o dia 30 de março começaram a ser usados quatro carros, que fazem o transporte em Jacksonville, na Flórida, da área de testes drive thru até a Maya Clinic, organização médica sem fins lucrativos que possui um laboratório. A iniciativa trás a possibilidade para os funcionários se empenharem mais ao tratamento dos pacientes e evita a exposição ao vírus.
A rota é feita no modo automático, sem um motorista. Mas, por orientação da Jacksonville Transportation Authority, órgão de trânsito que coopera na ação, os veículos são seguidos por um SUV com motorista.
Nos locais em que são feitos os exames os carros chegam e são carregados por um profissional, colocando o novo pacote para a realização dos exames e adicionando o novo no lugar, depois o veículo volta ao ponto inicial.
Os veículos podem chegar até 25 km/h e têm autonomia por 9 horas, o espaço interno é para 11 passageiros sentados e 4 em pé. Eles são fornecidos pela prestadora de serviços de transporte Beep e a montadora francesa Navya.