A Boston Dynamics, empresa de robótica que pertence ao Google (na verdade, à Alphabet), sofreu uma baixa. O projeto do Alpha Dog, o cachorro/mula-robô feito para auxiliar os militares dos Estados Unidos em combate, foi cancelado. O LS3 (sigla para Sistema de Suporte de Esquadrão com Pernas) não terá mais experimentos ou atualizações principalmente por um motivo: o robô era barulhento demais para uso eficaz em combate.
O predecessor do LS3 se chamava BigDog, usava um motor de combustão interna similar ao de um kart de corrida, o que, obviamente, fazia bastante barulho. Em 2013, um novo contrato de cerca de US$ 10 milhões foi firmado. Nele, foi especificado que o robô precisaria ter um método de propulsão mais silencioso, além de resistir melhor a disparos com armas de fogo.
Nasceu, então, o LS3, mais autônomo. Ele é capaz de seguir pessoas automaticamente e a responder comandos de voz como “seguir”, “sentar” e “parar”, mas nunca foi quieto como o exército gostaria, o que fica claro até mesmo nos vídeos divulgados pela Boston Dynamics. Definitivamente não é o companheiro ideal para uma ação furtiva na calada da noite.
Foi então que nasceu o Spot, uma versão menor e mais silenciosa, utilizando um motor elétrico. No entanto, ele dependia de um motorista que o guiasse à distância e só poderia carregar 18 quilos, enquanto o LS3 conseguia levantar 180 quilos. Assim, o Spot não conseguiria cumprir um dos principais objetivos do robô, que era servir de “mula de carga”.
Ainda não se sabe se foi a última vez que ouvimos falar dos robôs quadrúpedes da Boston Dynamics. O que se sabe é que o Google, quando comprou a empresa, em 2013, afirmou que não tinha objetivo de se tornar um fornecedor militar, e apenas cumpriria os contratos pendentes, como é o caso do LS3.
Via Olhar Digital