Com certeza você já deve ter visto alguns de seus amigos com uma foto com a bandeira LGBT sobrepondo-a, não é mesmo? E, claro, você ficou com a pulga atrás da orelha: “Porque todo mundo está usando esta foto?!”. É bem simples, e trouxemos a resposta.
Hoje, 26 de Junho de 2015, marca a data que o casamento gay, ou seja, entre pessoas do mesmo sexo, foi permitido em todos os países dos Estados Unidos. Houve uma votação no congresso estadunidense, e uma vitória de 5 votos contra 4, fez com que obrigatoriamente todos os países daquele território liberassem o casamento homossexual. Restavam 13 estados que continuavam a proibição e, hoje, os 50 estados americanos são liberais ao assunto, por lei.
Para celebrar o Orgulho Gay, que hoje recebeu mais força, afinal a maior potência capitalista mundo deu um passo além do preconceito, o Facebook liberou a função para, digamos, “homossexualizar” sua foto de perfil, sobrepondo-a com as cores da bandeira LGBT, novamente em homenagem ao orgulho homossexual. Evidentemente, nem todas as pessoas que usaram esta ferramenta são gays, mas sim pessoas que não tem preconceito, querem entrar na moda ou não fazem a mínima ideia do que estão representando.
COMO ENTRAR NA MODA
Para você quer ter este design em sua foto de perfil, é bem simples. Para isso, acesse o link do Celebrate Pride, clicando aqui e você verá como sua foto de perfil irá ficar com as cores do arco-íris, que representa a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).
O casamento tem sido uma instituição central na sociedade desde os tempos antigos, afirmou o tribunal, “mas ele não está isolado das evoluções no direito e na sociedade”. Ao excluir casais do mesmo sexo do casamento, explicou, nega-se a eles “a constelação de benefícios que os estados relacionaram ao casamento”.
O tribunal acrescentou: “O casamento encarna um amor que pode perdurar até mesmo após a morte”. “Estaria equivocado dizer que estes homens e mulheres desrespeitam a ideia de casamento… Eles pedem direitos iguais aos olhos da lei. A Constituição lhes concede este direito”, ressaltou, segundo a agência AFP.
PALAVRA DO ZUCKERBERG
Além de ter criado a ideia, Zuckerberg, também CEO do Facebook, postou um texto honorando a comunidade homossexual e também uma imagem. Confere ai:
Our country was founded on the promise that all people are created equal, and today we took another step towards…
Posted by Mark Zuckerberg on Sexta, 26 de junho de 2015
“Nosso país foi fundado com a promessa de que todas as pessoas fossem reconhecidas igualmente, e hoje demos mais um passo a frente no cumprimento desta promessa.
Estou tão feliz por todos meus amigos e todos em nossa comunidade que podem finalmente celebrar seu amor e ser reconhecido como iguais a todos de acordo com a lei.
Ainda há muito trabalho a fazer para conquistar uma igualdade entre todos em nossa comunidade, mas estamos indo na direção correta.”
Curtiu a ideia, ou você acha que ela foi totalmente esquecida e se tornou rapidamente uma modinha? Opine nos comentários.