Você aí! É, você mesmo!
Já jogou Dark Souls 2? Gostou?
Sim? Que legal cara!
Então porque não compra essa nova versão aqui, que só mudou uns bichos e ítens de lugar, seu trouxa?
Brincadeiras a parte, esse “Remaster” tem seu mérito, principalmente nos consoles, onde o salto de melhorias parece ser muito maior que que o salto na versão de PC. (Talvez pelo fato dele sempre ter rodado lisamente no mesmo)
Ao jogar Dark Souls 2 no Ps3/X360, e depois no Ps4/Xone, você repara uma mudança gritante, principalmente quanto aos maravilhindos 60 quadros por segundo, que deixam o jogo liso e perfeito de se jogar.
Dark Souls 2, foi, e ainda é um dos melhores jogos que já joguei por vários motivos, os quais listarei mais pra frente, afinal, primeiramente tenho que falar o que mudou, não é mesmo?
-Ítens e Monstros:
Agora a localidade de vários ítens e monstros foi realocada. A realocação de monstros eu achei muito bem vinda. Pra quem conhece pelo menos a ponta do iceberg do folclore de Dark Souls 2, sabe que várias vezes durante a jogatina, você parava e se perguntava: “MAH QUE PORRA ESSE INIMIGO TA FAZENDO ANDANDO CASUALMENTE POR ESSA ÁREA, QUE NÃO TEM NADA A VER COM NADA?”-Agora você só se pergunta: “POR QUE CARALHAS ESSES DESGRAÇADOS COLOCARAM UM DOS PRIMEIROS CHEFES PRA ENFRENTAR ANTES DA ENTRADA PRA ENFRENTAR ESSE OUTRO CHEFE?” -O que pra mim, é uma mudança boa, não me entenda mal… Dá um toque bem legal de “novidade” pro jogo, saca? Sutil, mas efetiva.
-Gráficos:
Aqui é onde entra a única diferença entre PC e Consoles… Na versão original de PC, o jogo já rodava a 60 quadros por segundo e à 1080p, a única diferença no remaster são uns efeitos de iluminação e sombra, quase imperceptível. No console no entando, como já falei antes, é um puta salto se comparado com a geração anterior.
Outra coisa que mudaram, que por mais besta que seja, afeta a maneira como você joga, de um jeito grandioso, é o fato de que agora as áreas escuras do jogo, são REALMENTE escuras, você não consegue enxergar o proprio nariz da sua face. Então vai precisar de uma tocha, durante vários trechos do jogo. O que é muito bom, pois não é mais apenas sair por aí de espada e escudo levantadinhos, rasgando de inimigo por inimigo, até a proxima fogueira. Você tem que pensar no que faz, e pra onde está indo, e não existe maneira de fazer isso se você não enxerga o caminho e nem o que há nele, não é mesmo? Então diga adeus à seu escudinho amigo, arme-se com um pau em chamas, e seja esperto sobre a maneira que você desfere seus golpes.
Só uma coisa me deixou triste sobre a qualidade gráfica. Quando soube da notícia que o Dark 2 seria remasterizado, achei que finalmente teríamos os gráficos que foram apresentados em vários trailers de anúncio, antes de a versão original ser lançada. A qual acabou por deixar vários fãs decepcionados quando viram que era tudo mentira. Mas parece que infelizmente, continuou sendo. 🙁
De resto o jogo continua bonito, mesmo para os padrões de hoje… É fácil fácil você perder uns minutos admirando o pôr do sol e o tom alaranjado em Majula, ou ainda o céu azul e perfeito que entra em contraste com a Torre em Chamas de Heide’s Tower of Flame. Ou ainda passar bons minutos escolhendo qual combinação de armaduras você acha mais bacana para deixar seu personagem “Mais lecal”, já que cada pedaço, e peça, é estranhamente e lindamente foda.
DLC’s! DLC’s! A VONTADE:
Se você é que nem eu, você nunca compra uma DLC. No meu caso é mais por mão de vaquice mesmo. “Já gastei 90 pila nessa porra. num vou gastar mais 60 pra comprar pedaço que deveria estar no jogo original!”
Só que agora, com suas 90 pila, (Na Steam, é claro.) você compra o jogo e as 3 DLC’s juntas, e olha, são boas DLC’s. Adicionam mapas e inimigos completamente diferentes do jogo original, não é só “Um mapinha parecido aqui, um bichinho com cor diferente alí”. Cada DLC adiciona uma porrada de conteúdo, desde novo Folclore, à novos ítens, à novos monstros e regiões. E dessa vez, vem dentro do jogo original, ó que maravilha.
QUANTA GENTE, BICHO!
Ahh o Multiplayer de Dark Souls 2, como te amo. E agora podem ter até 6 pessoas dentro de uma mesma partida. AHH O CAOS, COMO EU TE AMO. Só tenho isso a dizer, mesmo.
“Tá, mas e quem já tinha o jogo no PC com todas as DLC’s, compra essa porra ou não?”
No PC tem como comprar uma expansão da versão original, que “upa” teu jogo pro Scholar of the First Sin, porém custando 60 reais. Então, sendo o mão de vaca que eu sou, não recomendo não… Se você já tem o original, fica com ele, por mais interessante que algumas mudanças sejam, não acho que valem todo esse dinheiro.
Agora, se você nunca jogou, ou nunca comprou (Alô pessoal do Kick-ass Torrents), o jogo tá valendo muito a pena.
E agora que notamos as diferenças das versões, vamos a análise do jogo em si:
A HISTÓRIA:
Tu é um maluco que tem uma maldição que te transforma num Morto-vivo. Se passar muito tempo nesse estado, você perde sua mente e vira um hollow, que é um maluco doidão que não tem mais consciência de nada com nada, e vive rondando o mundo, sem rumo.
Com medo de virar Hollow, teu personagem vai atrás de um mundo antigo, no qual existe a lenda de uma cura pra maldição. Mundo esse conhecido como Drangleic. E é lá que o jogo se passa. Pronto, só tem isso de história.
Brincadeira, o jogo (apesar de não parecer), tem um puta folclore, com Reis e Rainhas enfrentando Gigantes, Reis que sucumbem a maldição, Dragões, Irmãos de Reis que fazem experimentos malucos, uma mulé filha dos dragões, um gato que fala, peitos, traições, e mais traições. Só que pra saber disso, tu vai ter que passar várias horas lendo descrição de ítem, falando com meia dúzia de Npcs, ou lendo/assistindo sobre, na internet à fora. O jogo não te apresenta a história, está tudo escondido. Bem como seria se você realmente fosse pra uma terra desconhecida. Ninguém ia ficar narrando a história de lá no seu ouvido. Dark Souls 2 é um jogo extremamente focado no Gameplay. Então vamos pra ele.
COMO TU JOGA ESTA MERDA?
Você se arma com um escudo, uma espada, e muita coragem no peito. Ou você vira um mago apelão. Ou vira um Clérigo que teve o único milagre que presta nerfado, fazendo dele um bostão. OU TU TACA FOGO NAS PORRA TUDO. Ou vai peladão e sem medo de ser infeliz.
Dark souls 2 tem um dos melhores sistemas de combate que já vi num jogo de RPG, usando-se de bastante estratégia no modo como você gasta sua preciosa estâmina, pois pra cada ação, além de andar, você a gasta aos poucos, e depois tem que esperar um tempo pra ela se encher de novo. Seja soltando magias, correndo, pulando, ao defender um ataque, ao desviar de um ataque, ao desferir um ataque, tudo gasta estâmina. E se ela acaba no momento errado, teu cu não será perdoado, meu amigo. Então não adianta sair a lá Kratos da vida, estuprando o botão de ataque esperando que tudo morra aos seus pés.
Além disso, é muito importante que você aprenda a sequência de movimentos de cada inimigo, pois até mesmo o Hollow mais bostinha, pode arrancar teu sangue mais rápido que dívida de banco. Você precisa saber quando é pra defender, quando é pra desviar, quando é oportuno para atacar, e quando fugir, pois não há nada de vergonhoso em se fugir em Dark Souls 2.
E COMO EU FICO MAIS FORTE ENTÃO?
Dark souls 2 é um RPG, então obviamente você upa seu personagem através dos “status”, como força, vitalidade, resistência, Inteligência, etc…
Só que diferente da maioria dos Rpgs, você não ganha “Xp”, ao derrotar um inimigo, você ganha “Almas”, e elas não ficam permanentemente presas ao teu personagem, a não ser que você vá até a Mulé da fogueira, e peça pra ela te upar com carinho, usando as ditas almas. Se você morrer a qualquer momento, sem ter upado antes, todas as almas que você coletou até então, são perdidas. (Você pode voltar onde você morreu e pegar elas de volta, no entanto a gente sabe que isso nunca acontece, pois no caminho pra recupera-las, você morre de novo)
Além de servir como XP, as almas são “gold” também, servindo como moeda pra você comprar itens de Npc’s.
Você pode usar das almas para melhorar seu equipamento também, porém precisará de pedras especiais que você acha durante o jogo para fazer isso.
E O MAPA DISSO, KADÊ?
Dark Souls 2 não tem mapa, nem aquelas “exclamações” te mostrando pra onde tem que ir, você vai explorando o mundo, descobrindo e decorando os caminhos. O que não é nada ruim, afinal, cada cenário e parte do mundo, tem uma “personalidade” única.
Se você se esbarrar em algum inimigo muito forte, pode tentar ir por outro lugar, Dark Souls 2 não é um jogo linear. Alguns npc’s também dão dicas bem superficiais de como progredir no jogo. Mas sejamos sinceros, em algum momento você vai recorrer à um guia nas internets a fora para saber o que tem que fazer. Não tenha vergonha disso, todos já fizemos. É uma coisa que acho que deixa um jogo muito mais divertido, quando você continua jogando, porém você não está mais no jogo em si, sabe? Seja procurando guia, seja procurando onde tem segredos, ou mesmo se aprofundando na história que ele apresenta. Você técnicamente ainda está imerso naquela atmosfera… Você ainda está jogando o jogo.
E SE EU QUISER JOGAR COM MEUS PARÇA, PODE?
Dark Souls 2 tem tanto um multiplayer cooperativo, onde você ajuda seu amigo, ou ele te ajuda a enfrentar um chefe, quanto um multiplayer competitivo, onde você invade ou é invadido (HAH GAAAY!) por outros players.
E é bem divertido. (Se você tiver uma conexão de internet decente)
E O AUDIO-VISUAL É BAUM?
O áudio é MUITO bom, posso dar como melhor exemplo a calma e segurança que você sente ao ouvir a música que toca quando está em Majula. De resto, o jogo em geral tem trechos bem silenciosos, sem música, porém eu acho que adiciona mais na atmosfera, pra falar a verdade. Serve pra você pensar melhor sobre o que fazer a seguir (Tipo quando você está perdido e desliga o som do carro, pra tentar se localizar melhor, sabe?). E nas batalhas com chefes, a música é praticamente perfeita, fazendo cada chefe ser mais único ainda, e deixando as batalhas muito mais emocionantes.
Os Efeitos Sonoros são muito bons também, desde o som da espada cortando o vento, o efeito das magias, aos sons que certos inimigos fazem.
E apesar de ter poucos personagens, com falas bem pequenas, a dublagem é muito boa também. Não existem Personagens parecidos, cada um tem um sotaque e tom de voz diferente do outro.
O Gráfico eu já dei uma rápida análise antes, mas vou me aprofundar agora.
O jogo tem um gráfico bonito, cenários lindos, todos diferentes dos anteriores, porém algo que eu senti falta, foram detalhes. Quando você pensa em algum cenário do jogo, você lembra dele inteiro, como um todo. Você não lembra de nenhum detalhe em um local específico, a não ser localidade de inimigos e ítens. O Mundo parece morto (E eu sei que é pra ser assim) Mas alí já foi um grande Reino um dia, e você não repara em nenhum detalhe que fortifique essa idéia. Além disso, o Level Design do jogo é meio confuso. Por exemplo, em um trecho:
Você entra num pântano de veneno, adentra um moinho de vento gigante, sobe ele inteiro, até o topo, mata um chefe, pega um elevador que te levaria pra extratosfera, e sai num rio de lava, onde supostamente um castelo de ferro afundou na mesma. COMO? Como você pega um elevador que SOBE pra um castelo AFUNDADO em LAVA?
A explicação é que nesses trechos que você passa de uma área para outra, com uma certa caminhada, e sem inimigos, são para ser como uma “Tela de Loading” e é apenas uma fração do que seria a verdadeira transição entre as regiões, pra deixar o jogo mais dinâmico. Mas mesmo assim, confunde a cabeça um pouco…
Agora de resto, o Jogo é lindo. Em vários momentos você vai dar uma parada para apreciar o mundo a sua volta.
Os chefes tem uma aparência perfeita. Realmente parece que você tá enfrentando um mestre, e que ele vai acabar com a sua raça. Os inimigos mais comuns também são bem caracterizados, bem como os Npc’s
As armaduras e armas tem bastante variedade e são perfeitamente modeladas, não tem nada muito absurdo e extremamente fantasioso, como nos Rpgs Japoneses mais conhecidos por aí (Apesar da série Souls ser japonesa… XD )
TÁ, PARA DE PUXAR O SACO, QUAIS OS DEFEITOS?
Pra mim um defeito que ele tem, (Mas isso é bem pessoal mesmo, talvez seja algo que você curta) é a frustração fora do comum que ele apresenta. Eu sei que esse é o ponto principal do jogo, mas eu fico muito puto quando morro por uma besteira, ou pra um inimigo simples.
É uma relação de amor e ódio. Eu amo sentir que progredi no jogo, mas odeio demais quando eu erro por besteira.
Outro momento de frustração é no multiplayer, se você tiver com um mínimo de Lag, já era sua experiência. Com golpes que te acertam quando você estava claramente a metros de distância do outro player. Ou talvez a demora que tenha em conseguir entrar numa partida. Chega a ser ridículo em alguns casos.
Outra coisa que muita gente reclama, e eu estou colocando aqui só por isso, é que ele não te apresenta a história. Porém, como já disse antes, isso é besteira, ele não precisa ter uma porrada de cut-scenes pra ter uma história.
SÓ ISSO MANÉ?
Dark souls 2 é um puta jogo, desde os momentos mais frustrantes (A maioria), aos momentos de glória, quando você compra fogos de artifício, para comemorar a queda de um inimigo.
O sentimento de progressão é ainda maior quando você tem de enfrentar um desafio grande, não é mesmo?
E é exatamente isso que Dark Souls 2 te proporciona. Desafio, vinculado à uma boa mecânica de jogo, vinculado a visuais de chefe e cenários lindos, e também músicas de arrepiar os pelos do joelho. Tudo isso com uma história e uma atmosfera ótima. E agora numa versão ainda melhor, e completa, Dark Souls 2: Scholar of the First Sin tem um merecido: 09/10.
Fonte da Análise: Parada Gamer
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