A Apple divulgou no fim da noite de ontem (27) os resultados do primeiro trimestre de 2015 (referentes ao quarto trimestre de 2014). Com uma venda gigante de iPhones, a empresa conseguiu compensar uma queda nas vendas de iPads e, com uma grande ajuda das vendas nos feriados (natal e ação de graças, nos EUA), chegou ao maior lucro de sua história. O valor foi um verdadeiro absurdo: incríveis 18 bilhões de dólares, com um faturamento de U$74,6 bilhões.
O bom resultado se deve a um considerável crescimento nas vendas: foram 74,5 milhões de iPhones, 21,4 milhões de iPads e 5,52 milhões de Macs. Apesar de o número de vendas de iPads ter sido menor do que os anteriores, as vendas de iPhones e Macs cresceram tanto que, além de compensar a queda na venda do tablet, fizeram com que a empresa alcançasse o melhor resultado de sua história.
“Nós gostaríamos de agradecer a todos os nossos consumidores por um trimestre incrível, onde vimos a demanda por produtos da Apple subir para um ponto mais alto. Nosso faturamento aumentou 30% em relação ao ano passado, para U$74,6 bilhões, e o trabalho de nossa equipe para alcançar estes resultados foi simplesmente fenomenal.” afirmou Tim Cook, CEO da Apple.
Os resultados superaram as estimativas da própria Apple e de vários investidores. A estimativa da empresa era de um faturamento entre U$63,5 e U$66,5 bilhões. Segundo o Yahoo Finance, o Wall Street esperava algo em torno de U$67,5 bilhões. Confira no gráfico abaixo os lucros e receitas recentes da Apple:
Previsões para o futuro
Para o próximo trimestre, a Apple espera um faturamento entre U$52 bilhões e U$55 bilhões. A previsão da empresa coincide exatamente com a previsão dos analistas e investidores, que esperam uma receita de U$53,71 bilhões. A grande questão a respeito deste trimestre, que encerrará no dia 15 de março, era se a Apple iria ou não incluir o Apple Watch nas vendas. Tim Cook, em resposta a esta dúvida, afirmou que iniciará as vendas do smartwatch apenas em abril. Vale lembrar que, para que o Apple Watch funcione, é necessário ter um iPhone, o que pode fazer a venda dos smartphones da Apple crescer ainda mais no segundo trimestre de 2015, algo semelhante ao que aconteceu com o iPod e o iMac em 2001.