Realidade virtual é, sem dúvidas, um dos assuntos que mais vem movimentando o mundo da tecnologia nos últimos meses. A maior responsável por isso é uma empresa, que iniciou sua caminhada com um projeto no KickStarter e que hoje pode ser considerada pioneira de uma revolução. Estamos falando da Oculus VR, a companhia responsável pelo Oculus Rift. Nesta segunda, a empresa de Irvine, na California, anunciou seu mais novo projeto: um estúdio de cinema especializado em realidade virtual, o Oculus Story Studio.
Os filmes em realidade virtual poderão ser assistidos com o próprio Oculus Rift. De acordo com a empresa, a ideia de criar um estúdio de cinema VR já existia há tempo, sendo que já planejavam isso desde antes da compra da empresa pelo Facebook. Um dos principais objetivos do projeto é ampliar as possibilidades de entretenimento com o Rift, e mostrar que o dispositivo não serve “apenas” para jogos. A empresa, além de fazer seus próprios filmes, prestará consultoria aos que estiverem interessados em embarcar na aventura de produzir conteúdo cinematográfico em realidade virtual.
O primeiro filme lançado pela Oculus VR será o curta-metragem Lost, um filme interativo, cuja duração varia de 3 a 10 minutos, dependendo das escolhas do usuário. O filme tem sua pré-estreia para esta semana, no evento de cinema Festival Sundance. O filme será compatível com a mais recente versão de desenvolvimento do Oculus Rift, o Crescent Bay.