Google e Meta são condenados por tribunal Russo

No dia 24 de dezembro um tribunal russo cobrou uma multa de $ 98 milhões, cerca de R$ 556 milhões, do Google. A corte afirmou que a empresa não excluiu conteúdos que o país afirmou como ilegal.

A Rússia multou outras empresas de tecnologia neste ano, por não seguirem as regras do país que estão muito restritivas sobre o conteúdo da Internet. Essa foi a primeira vez que o Google recebeu uma multa de acordo com o cálculo na sua receita anual.

O tribunal russo também multou a Meta em $ 27 milhões (R$ 153 milhões) por práticas similares. Segundo a Reuters, a empresa está sendo acusada de não conseguir retirar cerca de dois mil itens não permitidos. O Google teria falhado na remoção de 2.600 bits de conteúdo proibido. Sendo postagens que incentivam o uso de drogas e conduta nociva, como instruções para fabricar armas e explosivos.

O Google declarou que vai analizar os documentos do tribunal antes de decidir o que fará. A companhia tem 10 dias para entrar com recurso.

Esta é apenas uma dentre outras decisões que a Rússia já tomou para ter o controle sobre a internet.A partir do dia 1º janeiro, a Russia vai começar a exigir que as empresas de tecnologia instalem servidores locais para seus serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.