O 5G já chegou a 1.662 cidades do mundo, essa a tecnologia chegou há várias cidades. Mas a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) acabou atrasando a expansão do 5G em todo o mundo, principalmente nos países subdesenvolvidos, como o Brasil.
A organização 3GPP informou nesta semana que a release 17, uma nova vertente do 5G, deverá ser lançada somente em 2022 operadoras, apenas em 2030 versões mais avançadas dessa rede chegarão para os consumidores.
O release 17 está em fase de desenvolvimento, por esse motivo ainda não começou a ser distribuído pelas empresas, mas os testes da terceira e última fase devem terminar neste ano.
Com a nova versão a precisão do posicionamento do 5G deve melhorar, a distorção será reduzida em apenas alguns centímetros, proporcionando uma maior performance geral da banda.
A tecnologia MIMO Massivo pode ser implementada pelas fabricantes no ano que vem, ela possibilita a utilização de bandas mais altas, e o 5G terá um crescimento de até 16 vezes no Brasil, chagando inclusive nós municípios menores.