A Claro anunciou no evento online Futurecom que o Brasil não está pronto para receber a rede 5G. Paulo Cezar Teixeira, CEO da operadora disse que a previsão não é boa para o futuro. Por conta do coronavírus o número de clientes diminuiu expressivamente, algo que impactará nos próximos anos na economia global.
Atualmente, a maioria dos aparelhos celulares utilizados pela população brasileira ainda não possui a tecnologia 4.5G, muito menos a novidade 5G (os aparelhos que existem com a quinta geração são os lançamentos). Existe uma grande possibilidade das pessoas não comprarem novos smartphones, tendo em vista que o valor do dólar está alto e a crise que afeta o mundo.
Dados liberados por Teixeira mostram que somente 20% dos usuários da empresa tem dispositivos que sejam compatíveis com a atual rede 4.5G, mostrando o quanto o país esta distante de poder começar a fazer o uso do ultimo lançamento de rede móvel.
Espera-se que para os próximos anos, por causa da crise financeira que está crescente no mundo nos dias de hoje pelo fato da pandemia não ter ainda acabado, às pessoas não tenham maiores dificuldades para ter acesso a nova tecnologia.