CNH DIGITAL vale como o documento de papel

Quem nunca deixou a carteira de motorista (CNH) ou o documento do carro (CRLV) em casa ou fora do carro? Com certeza, a maioria das pessoas. Esse ocorrido pode causar sérios problemas, pois, se um motorista for parado em uma blitz sem esses documentos terá uma multa de quase R$ 100,00, 3 pontos na carteira e como medida administrativa o veículo apreendido.

Para evitar esse contratempo, basta ter um smartphone e usar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que armazena a CNH e CRLV, para ambos é garantida a validade jurídica e substituem documentos físicos em uma blitz.

O Denatran garante que os modelos digitais são válidos, e também que o agente fiscalizador é obrigado a aceitar esses documentos. Se o agente não aceitar, pode ser registrado uma ocorrência no órgão de trânsito competente e contestar multas judicialmente.

A empresa que desenvolveu o aplicativo foi a Serpro, que é a maior empresa pública do mundo em tecnologia da informação, e dentro de pouco tempo deve ser privatizada.

No app Carteira Digital de Trânsito é possível guardar os documentos offline, é só fazer o login uma vez e emitir as cópias digitais, e será possível acessar os documentos facilmente. É importante sempre ter a bateria do celular carregada para usufruir desse recurso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.