O aplicativo de mensagens WhatsApp usado no mundo todo para trocar mensagens passará esse ano a ser usado para transferir dinheiro no Brasil, Índia, México e na Indonésia. Numa conferência, os investidores conversaram sobre o resultado financeiro do quarto trimestre do ano passado e Mark Zuckerberg falou sobre o WhatsApp Payments.
Mark disse, “Estou realmente animado e espero que comece a ser implementado em vários países e tenhamos muito progresso nos próximos seis meses”.
O modo de transferência de dinheiro está se tornando popular entre o povo da índia que vem usando o serviço a aproximadamente dois anos.
A própria estrutura do Facebook Play será usada para mandar os valores entre os usuários do WhatsApp Business, podendo mandar também valores pelo Messenger e Marketplace no Facebook. Em declaração o executivo disse, “Você só precisa inserir seu cartão de crédito uma vez e, em seguida, pode usá-lo para ter uma experiência de pagamento mais rápida nos outros aplicativos”.
Ficou nítido o que Zuckerberg disse sobre o recurso não ter ligação com a empresa administradora do Facebook, a Libra (criptomoeda administrada por um grupo de empresas). O Payments vai permitir transferências entre os meios convencionais de pagamentos que todos estão acostumados a usar de maneira rápida. “Você poderá enviar dinheiro com a rapidez e a facilidade de enviar uma foto”, declarou o diretor do Facebook.
No país que iniciou a utilização do novo modo a administração foi feita pela Unified Payments Interface (UPI), um banco indiano. Aqui no Brasil serão feitas as transferências de acordo com o Sistema de Pagamentos do Banco Central do país.