O Facebook anunciou mais uma proposta curiosa nos Estados Unidos. A empresa revelou um plano que oferecerá internet Wi-Fi gratuita para estudantes do estado da Carolina do Norte. O projeto irá abranger, inicialmente, a cidade de Forest City, onde está localizado um dos datacenters da empresa.
Inicialmente, o projeto prevê a cobertura de 75 a 100 residências, e tem como objetivo complementar um projeto de inclusão digital. Uma iniciativa lançada em 2011 oferecia laptops pessoais para estudantes de ensino médio, mas foi observado que 6 mil destes alunos não tinham acesso à internet em casa, então muito do potencial do programa era desperdiçado. É aí que entra o Facebook, junto com a Pangaea, uma organização sem fins lucrativos que tenta difundir o acesso à internet.
Ainda não se sabe se existem planos de expansão do projeto para outras partes dos Estados Unidos, ou se a empresa planeja atingir outros mercados. Não seria uma surpresa, porém, já que nos últimos tempos a rede social tem investido na difusão do acesso a internet por meio do projeto Internet.org, liderado por Mark Zuckerberg. A ideia de oferecer Wi-Fi gratuito para promover a educação se encaixa bem com estes princípios.
Os testes começam imediatamente, e o Facebook diz que, se houver sucesso, outras casas na região começarão a ser atendidas.
Via TechCrunch / Olhar Digital