Os tablets seguem em alta e com forte taxa de crescimento, mas o mercado dá sinais de saturação, principalmente, nos países de maior poder econômico, revela pesquisa mundial da IDC. De acordo com a consultoria, as vendas mundiais de tablets totalizaram 217,1 milhões de unidades em 2013, o que representa uma expansão de 50,6% em relação ao ano anterior, quando foram comercializados 144,2 milhões de dispositivos.
No quarto trimestre, o crescimento foi de 28,2% na comparação com igual período de 2012, totalizando 76,9 milhões de unidades. Já em relação ao trimestre anterior, o relatório identificou um crescimento de 62,4% nas vendas. No entanto, a expansão é drasticamente menor que a apresentada no quarto trimestre de 2012, de 87,1%, em relação ao mesmo período de 2011, indicando uma significativa desaceleração do mercado global.
“Está se tornando cada vez mais claro que mercados como os EUA estão atingindo altos níveis de saturação do consumidor e, enquanto os mercados emergentes continuam a mostrar um forte crescimento, mas não conseguem sustentar as altas taxas de expansão nos últimos anos”, projetou Tom Mainelli, diretor de pesquisa da IDC.
No ranking dos fabricantes, a Apple mais uma vez liderou o mercado mundial de tablets, com 33,8% de market share, ao embarcar 26 milhões de unidades durante o quarto trimestre, alta de 13,5% em relação aos 22,9 milhões de tablets vendidos em igual período de 2012. Em segundo lugar aparece a Samsung, com 18,8% de participação e 14,5 milhões de unidades vendidas.
Em seguida estão a Amazon, Asus e, a grande surpresa – a chinesa Lenovo, que mesmo com apenas 4,4% de share, teve crescimento de 325% nos embarques, que saltaram de 800 mil para 3,4 milhões na comparação anual.
Fonte: IDC / UOL