O Lumia 820 foi lançado no fim de 2012, e é a alternativa intermediária entre os smartphones da linha Lumia, oferecendo desempenho de top de linha, porém, com um preço mais acessível. Mesmo com a chegada de novos modelos da linha Lumia, o 820 continua sendo uma opção muito boa, com um hardware potente, câmera de boa qualidade, e muito mais.
Design
O design do Lumia 820 é muito bonito. O celular possui bordas arredondadas e a parte de trás é firme, o que torna seu uso confortável. O celular aparenta ser montado em uma única peça, porém, sua tampa traseira é removível. Esta sensação ocorre porque o smartphone foi muito bem montado, com bordas bem encaixadas. A parte traseira é feita de plástico, porém, este plástico é de muita qualidade, lembrando até mesmo uma peça de policarbonato. É possível trocar a cor do aparelho apenas trocando a tampa traseira. Segurar o aparelho é uma sensação muito boa, mesmo sendo um pouco pesado. Na versão preta, o plástico é fosco, o que torna a sensação de segurar o Lumia 820 ainda melhor. Já nas outras versões, o plástico é brilhante e pode acabar deixando marcas de digitais, ou sujando facilmente.
Tela
A tela possui 4,3 polegadas. Um tamanho bom para praticamente tudo: jogos, vídeos, navegação na internet, redes sociais, e muito mais. A resolução é de 480 x 800 pixels, o que causa uma densidade de pixels muito baixa, de apenas 217 ppi. Apesar do número baixo, na prática, a qualidade das imagens é boa, e muito clara. É muito difícil notar os pixels na tela. A tela não possui gorilla glass, mas apesar disso, é bem resistente, apesar de que, com o tempo, é possível que apareçam alguns riscos. A tela também possui a tecnologia Clear Black, que oferece brilho e contraste incríveis às imagens.
Hardware
O hardware do Nokia Lumia 820 é praticamente igual ao seu irmão mais velho, o Lumia 920. O celular conta com 1 Gb de ram, processador Snapdragon S4 de 1,5 ghz dual-core, e gpu Adreno 225. O smartphone roda qualquer jogo pesado sem nenhuma dificuldade. É impossível medir a taxa de FPS (quadros por segundo) em um jogo mobile, mas o Lumia 820 é capaz de rodar jogos com gráficos sensacionais (como Modern Combat 4 e NOVA 3, por exemplo), sem apresentar nenhuma queda de FPS, mantendo o desempenho estável durante toda a jogatina. O multi tarefas é muito rápido e eficiente, sem travadas na transição entre apps.
Porém, apesar de muitas qualidades, o hardware também possui seus defeitos. A capacidade de armazenamento é de 8 GB, uma quantidade, teoricamente aceitável. Porém, se você quiser instalar vários jogos pesados, logo irá sofrer com a falta de espaço. É possível colocar um cartão SD de até 64 GB. Ainda não é possível instalar aplicativos nele, mas é possível aliviar o armazenamento transferindo todas as músicas, fotos, vídeos e mapas para o cartão.
Bateria
A bateria do Lumia 820 é de 1650 mili amperes. O número está bem abaixo da maioria dos concorrentes. Porém, na prática a história é bem diferente. Mesmo mantendo todas as funções ativas, o smartphone aguenta tranquilamente o dia inteiro, tendo de recarregar apenas de noite, mesmo com alguns momentos de jogatina. Se você usar moderadamente, ou ativando todos os recursos de economia de energia, o smartphone pode aguentar dois dias, ou até mais, sem muitas dificuldades.
Câmera
A câmera do Lumia 820 é muito boa. Com 8 megapixels, a qualidade das imagens fica muito boa, principalmente em locais com boa luminosidade. As imagens ficam muito claras e limpas. O foco automático é eficiente, o que faz com que as fotos com foco macro fiquem incríveis. Em fotos noturnas, o flash Dual LED até ajuda um pouco, mas a qualidade das imagens noturnas não é muito boa. As cores acabam ficando um pouco exageradas, e a iluminação também não é das melhores. A câmera filma em 1080p, a 30 quadros por segundo. As filmagens feitas com o Lumia 820 são muito boas, chegando a se aproximar de algumas DSLRs de entrada.
O único defeito da câmera é a câmera frontal. Ela possui apenas 0,3 megapixels e a qualidade é apenas VGA. As imagens feitas com ela ficam simplesmente horríveis. O que é decepcionante, para um celular que possui harware e câmera tão bons.
Software
O Lumia 820 vem equipado com o Windows Phone 8. O sistema, que já é leve e fluido, combinado com o hardware potente, forma um conjunto perfeito. Tudo roda muito bem no Lumia 820, com muita fluidez, tudo parece literalmente flutuar na tela. Além disso, o sistema vem com aplicativos exclusivos da Nokia, como o Here Maps, que possui o City Lens, e o Here Drive, um GPS muito eficiente. Antigamente, muito se falava (e ainda se fala) sobre a falta de alicativos na loja do Windows Phone. Porém, este já não é mais um problema, visto que a Windows Phone Store já ultrapassou a marca dos 200 mil apps. O número ainda está um pouco distante da App Store e da Google Play, mas todos os principais jogos e aplicativos já podem ser encontrados para o sistema da Microsoft.
Conclusão
Qualquer um que queira um smartphone com um preço mediano, mas que tenha desempenho de um top de linha, deve considerar a compra do Lumia 820. Afinal, o aparelho apresenta um hardware muito potente, uma tela muito boa, mesmo com a densidade de pixels baixa. Além disso, a bateria dura bastante e a câmera, que pode até não ser uma das melhores, é boa, e trás resultados satisfatórios. Mas lembre-se, caso compre o Lumia 820, vale a pena gastar um pouco mais e levar um cartão SD.