O Facebook fechou 2013 com 67,96% da audiência no Brasil entre as redes sociais em dezembro, segundo dados da Hitwise divulgados nesta segunda-feira (20). O Facebook é líder no levantamento da ferramenta de inteligência em marketing digital da Serasa Experian desde janeiro de 2012.
Apesar da dominância no Brasil, a rede social de Mark Zuckerberg tem registrado uma debandada de usuários jovens ao redor do mundo. De acordo com a consultoria iStrategy, entre janeiro 2011 e janeiro de 2014, o Facebook perdeu nos Estados Unidos mais de 6,7 milhões de jovens com idades entre 13 e 24 anos. Redes como Instagram, Twitter e aplicativos de mensagens como WhatsApp surgem como favoritos, e o Brasil parece seguir a mesma tendência.
Em comparação com dezembro de 2012, a rede social de Mark Zuckerberg teve uma alta de 4,56%, com tempo médio de visitas de 17 minutos e 42 segundos.
Segundo a Hitwise, o YouTube foi a segunda rede social mais acessada pelos brasileiros em dezembro, com 21,11% da audiência – um crescimento de 2,61% em relação a 2012. Os usuários do Brasil passaram, em média, 12 minutos e 57 segundos no site de vídeos do Google.
O Twitter aparece na terceira posição (1,77%), seguido de Ask.fm (1,69%), Yahoo Respostas Brasil (0,97%), Instagram (0,67%), Orkut (0,64%), Yahoo Answers (0,59%), Badoo (0,54%) e Bate-papo UOL (0,52%). O Google+ ficou só com o 11º lugar, com 0,47% de participação.
Idade
De acordo com a Hitwise, a faixa etária entre 25 e 34 anos respondeu pela maior audiência das redes sociais no Brasil no período de 12 semanas terminado em 28 de dezembro de 2013, com 27,45% de participação. O grupo de 18 a 24 anos fica com o segundo lugar com 23,57%, enquanto a faixa de pessoas com idade entre 35 e 44 anos aparece em terceiro (20,46%).
Fonte: G1 Tecnologia