No chamado dia 0 da CES – dia em que a feira fica aberta apenas para a imprensa – a Nvidia anunciou um produto que promete revolucionar o mundo dos smartphones: o processador Tegra K1. Disponível em duas versões, de 32 e de 64 bits, o processador deve chegar aos nossos bolsos apenas no ano que vem.
Gráficos de console em smartphones
A GPU doTegra K1 possui incríveis 192 núcleos de processamento, e arquitetura Kepler (a mesma usada nas placas de vídeo da linha GeForce). O processador será compatível com a Unreal Engine 4, uma das mais populares e com poder gráfico incrível. O chip é capaz de renderizar detalhes a um nível impressionante, reproduzindo gráficos de encher os olhos.
O executivo Jen-Hsung afirmou que o Tegra K1 é mais potente do que os consoles da sétima geração, comprovando a afirmação com números e comparações gráficas. Além disso, o processador possui suporte ao DirectX 11, enquanto PS3 e Xbox 360 possuem suporte apenas ao DirectX 9. O portal The Verge fez um vídeo mostrando o desempenho do processador em protótipo montado para a CES, confira abaixo a qualidade impressionante e todo o poder do mais novo chip da Nvidia:
Porém, o Tegra K1 ainda está em uma fase muito inicial de testes. Ainda não há uma data definida, mas a previsão é de que os smartphones comecem a o receber a partir do ano que vem.
Especificações
– GPU: 192 núcleos e arquitetura Kepler
– CPU: quad-core ARM Cortex-A15 “r3” de até 2,3 GHz
– Memória: DDR3L e LPDDR3
– RAM suportada: 8 GB
– Resolução: 2k (3840×2160) em LCDs e 4K (4096×2160) em HDMIs
– Formato: 23×23 FCBGA; 16×16 S-FCCSP; 15×15 FC PoP
– Processo de fabricação: 28 nm