Uma empresa indiana está tentando colocar em prática uma novidade bem interessante, que pode ser uma pequena evolução para os já conhecidos relógios inteligentes. Trata-se do Smarty Ring, um anel inteligente que pode agregar funções de controle remoto e acesso a notificações enviadas por smartphones — exatamente o que os primeiros smartwatches ofereciam para os consumidores.
Entre as principais funções do aparelho, os desenvolvedores citam a demonstração de notificações para ligações que estejam sendo recebidas ou realizadas, alertas para mensagens de texto, email ou outros aplicativos similares e também a demonstração de atualizações das principais redes sociais e serviços de mensagens instantâneas — o que incluiria Facebook, Twitter, Google Hangouts e Skype.
O que ele pode fazer?
Além de ter funções passivas, o Smarty Ring também traz alguns recursos ativos de controle para os smartphones. Os desenvolvedores também listam os principais, afirmando que é possível aceitar ou rejeitar ligações, efetuar chamadas com base em números pré-programados, acionar a câmera digital integrada, controlar as músicas que estão sendo reproduzidas e até mesmo trocar de perfil de utilização.
Há ainda uma série de funções que são ramificações das já mostradas. Com o Smarty Ring, os consumidores podem acionar sons de alerta para que seja possível encontrar o aparelho perdido pela casa, por exemplo. Os desenvolvedores ainda afirmam que ele é um dispositivo completamente à prova d’água, podendo ser utilizado em diversas situações — incluindo chuva e mergulhos de baixa profundidade.
O anel é construído com aço cirúrgico inoxidável para permitir que os consumidores o utilizem sem reações alérgicas ou outras irritações, podendo ainda ser construído em diversas dimensões diferentes — por se tratar de um anel, é importante que ele se encaixe em dedos de diferentes tamanhos. Há também a informação de que ele conta com bateria com autonomia para até 24 horas de utilização contínua.
Investimentos sobre o Smart Ring
Vale dizer que o projeto ainda está no Indiegogo — um serviço de crowdfunding similar ao Kickstarter —, mas já conseguiu atingir a quantidade de investimentos necessários para se tornar comercial. Os desenvolvedores almejavam arrecadar US$ 40 mil, mas pouco menos de dois dias do final do projeto eles já chegaram perto dos US$ 50 mil.