Há cinco anos, executivos do Google anunciavam em um grande evento em Nova York, nos Estados Unidos, um dos celulares mais esperados da época, o T-Mobile G1, da HTC (também chamado de HTC Dream). A novidade continha um elemento novo: era o primeiro aparelho vendido comercialmente com um sistema operacional baseado no Linux ainda pouco conhecido, o sistema Android.
Des Smith, um dos membros do time original responsável por criar o sistema Android, relembrou em sua página na rede social Google + a expectativa da equipe do Google às vésperas do lançamento. “Nós testamos cerca de nove diferentes versões da tela inicial e mesmo assim eu não estava completamente certo de que tínhamos a definitiva”, disse. “Eu estava tão animado que não consegui dormir. Nós estávamos prestes a mudar o mundo”, disse.
Cinco anos depois, o Android é o sistema operacional mais famoso do mundo, presente em 1 bilhão de aparelhos. A mais recente versão do sistema operacional chamada de KitKat é a primeira em parceria com outra marca.
Fonte: Estadão