Fundador da Oculos VR, Palmer Luckey disse que a realidade virtual nos games ainda está muito “crua”, mas pode avançar para altos níveis em poucos anos, chegando a uma ilusão no estilo do filme Matrix, de 1999.
“A tecnologia de realidade virtual ainda é muito crua, mas está se desenvolvendo rapidamente”, disse o executivo ao site Eurogamer. “Eu acho que em alguns anos, talvez em poucas décadas, dependendo o quão sortudo nós formos, dá para se chegar a um nível Matrix.”
Na mesma entrevista, Laird Malamed, chefe de operações do Oculos Rift, principal produto da empresa, disse que estão conversando com a Microsoft e Sony para levar a tecnologia para os consoles da nova geração.
“Eles estão um pouco ocupados no momento. Nós conversamos, mas eles estão tentando lançar os novos consoles ainda. É uma possibilidade [de lançar o dispositivo nos videogames] – ele funcionaria. O mesmo aconteceria com sistema iOS – tecnologicamente funciona, mas o negócio não está lá ainda”, explicou.
Malamed ainda afirmou que seria bem positivo se ambas as empresas desenvolvessem seus próprios dispositivos de realidade virtual, pois isso aqueceria o mercado.
“São grandes empresas com muitos recursos. Para nós seria muito bom”, contou. “Com a chegada de John Carmack [criador de Wolfenstein 3D e Doom] e como chefe de tecnologia, nós tivemos uma boa campanha no Kickstarter e eles continuam sendo grandes apoiadores. Mas ainda somos uma startup. Realidade virtual teve muitos fracassos no passado e quanto mais pessoas entram no mercado melhor, porque os desenvolvedores saberão que haverá pessoas jogando seus jogos”, defendeu.
O executivo ainda anunciou que mais de 20 mil kits de desenvolvimento do Oculus Rift já foram entregues desde o início de 2013 e que cada unidade custa US$ 300.
Fonte: Terra Games