Dia 27 as versões Google Edition dos aparelhos Galaxy S4 e HTC One começaram a ser comercializados e até então, a principal vantagem de um usuário adquirir o aparelho que possui Android puro seria poder receber as atualizações através da própria Google, assim como acontece no LG Nexus 4, mas segundo a gigante das pesquisas não é ela que vai atualizar os aparelhos.
A Google informou que as atualizações serão fornecidas pelas fabricantes dos aparelhos, a razão apresentada para isso é o Kernel (componente que faz a ligação entre o hardware e o software, permitindo assim o funcionamento do aparelho). O kernel padrão do Android é o usado para configurações iguais as do Nexus 4, e as configurações por exemplo do HTC One possuem várias diferenças, exemplo o sistema Beats Audio e a câmera, o Galaxy S4 também possui processador, câmera, entre várias outras partes do hardware diferentes.
Então antes do Android ser disponibilizado para o aparelho, o sistema terá que passar pela fabricante, mesmo assim o usuário terá o benefício de ter o smartphone Google Edition atualizado mais rapidamente que as versões que possuem ROM da fabricante.
Fonte: mobilexpert