15 49.0138 8.38624 arrow 0 arrow 0 4000 1 0 horizontal https://tecnodia.com.br 300 0

Atari completa 41 anos

Em meio a um pedido de concordata e separação da sua filial francesa, a Atari, empresa precursora dos jogos eletrônicos, completa 41 anos de existência nesta sexta-feira (28).

Criado em 1972 na Califórnia por Nolan Bushnell e Ted Tabney, a empresa começou a produzir no mesmo ano máquinas arcade que reproduziam o jogo Pong, que era um jogo de ping-pong bem arcaico. Seu maior triunfo foi a criação, em 1977, do Atari 2600 – principal sucesso da indústria na década de 1980. A empresa ainda lançaria os sucessores Atari 5200 e Atari 7800, além do portátil Lynx e o Jaguar, de 64 bits, mas esses nunca tiveram o impacto que o primeiro videogame teve.

atari

Com jogos clássicos como Keystone Kapers (Activision, 1983), The Empire Strikes Back (Parker Bros., 1982), Pitfall (Activision, 1982), Demon Attack (Imagic, 1982), E.T. (Atari, 1982), entre outros, o Atari 2600 virou referência na indústria, mas não conseguiu manter o reinado muito tempo com o lançamentos de consoles como NES, da Nintendo, Master System, da Sega, e posteriormente a chegada do PlayStation da Sony. A companhia, então, foi perdendo espaço, e nos últimos anos produzia apenas jogos para diversas plataformas.

Ao longo dos anos a empresa passou pela mão de diversos acionistas, desmembrando em diversas divisões e, consequentemente, perdendo o foco em suas funções. Em 1984, a Atari Inc. foi vendida e dividia em Atari Games Inc. e Atari Corporation, com diferentes donos, e desde então outros braços apareceram no negócio, como a Atari Interactive, de 1998.

Sem nunca se reestabelecer como líder no mercado e cada vez mais no vermelho, a Atari SA abriu, em janeiro, um pedido de proteção judicial contra credores após a BlueBay, principal acionista e financiador da companhia, largar o suporte à empresa. Segundo comunicado na época, a companhia devia 21 milhões de euros e sua divisão norte-americana pedia separação da controladora francesa.

“O processo de recuperação judicial constitui a opção mais estratégica para as operações norte-americanas da Atari, que buscam preservar seu valor herdado e destravar receita em potencial que não era realizada enquanto a empresa estava sob controle da Atari SA”, disse, em comunicado, a Atari Inc. Com isso, a divisão dos Estados Unidos ainda busca capital de forma independente para crescer no mercado de jogos digitais e mobile.

Fonte: Terra Games