Após várias especulações, o Yahoo! anunciou oficialmente a aquisição do Tumblr. A aquisição foi anunciada por Marissa Mayer, CEO do Yahoo!, via Tumblr, e a executiva prometeu “não estragar tudo”, numa clara referência às aquisições atabalhoadas envolvendo o Yahoo!, como o Flickr.
Segundo Mayer, o Tumblr será operado de maneira independente e David Karp permanecerá como CEO. “O roadmap do produto, sua equipe, sua inteligência e irreverência vão todos permanecer os mesmos, pois será a sua missão capacitar os criadores a fazer seu melhor trabalho, e colocá-los na frente do público que eles merecem” esclareceu. Karp, por sua vez, afirmou que a sede do Tumblr não será alterada e que a equipe e o roadmap não vão mudar.
Entre as mudanças que poderão vir com a aquisição está o fato de o Tumblr poder implementar a tecnologia de personalização e a infraestrutura de busca do Yahoo! para ajudar seus usuários a descobrir criadores, blogueiros e conteúdo de que eles vão gostar. “As duas empresas também trabalharão em conjunto para criar oportunidades de anúncios que sejam integrados e melhorem a experiência do usuário”, enfatizou Marissa.
Até o momento, o Tumblr nunca teve propagandas tradicionais, e ganha dinheiro com templates pagos para seus blogs. Mas, desde o ano passado eles vêm testando formas diferentes de ganhar dinheiro. Por US$ 1, era possível destacar seu post – com uma seta vermelha, por exemplo – na dashboard dos seus seguidores. Por US$5, seu post aparecia no topo da dashboard. Depois da reação negativa dos usuários, ambos foram removidos este ano.
Entretanto, o Tumblr ainda tem outras duas formas de rentabilizar o site: o Radar, que exibe posts promovidos na lateral e a seção Spotlight, com os destaques da rede – você pode entrar lá pagando uma quantia em dinheiro.
O acordo foi fechado em supostamente US$ 1,1 bilhão.
Fonte: iMasters