Ao começar a conferencia que foi realizada em Nova York Quarta-feira (20/02/2013) , Andrew House o diretor executivo da Sony falou “Hoje é um momento da verdade para a marca PlayStation e a Sony“ essa frase automaticamente confirmava o novo console, logo depois de um pequeno discurso Andrew House anunciou oficialmente o console.
No quesito hardware os rumores acertaram parte das especificações, segundo a sony o PlayStation 4 tem arquitetura muito similar à de um PC super poderoso e terá 50% mais qualidade que o seu modelo anterior , o console conta com: processador x86 Octa Core, uma placa de vídeo “de ponta” segundo a Sony, 8 GB de memória unificada e para armazenamento ele contara com HD. O console também conta com um segundo chip para downloads e uploads permitindo assim que você continue jogando mesmo que jogos pesados enquanto faz o download de um novo game.
Aproveitando o evento a Sony apresentou o novo joystick agora conhecido como DualShock 4, as grandes novidades ficaram por conta de uma tela de cristal líquido sensível ao toque, do botão “Share” e um pequeno sensor de movimento embutido, similar ao PlayStation Move, o DualShock 4 é bem semelhante aos joysticks que vazaram semana passada em rumores.
A integração com a nuvem segundo a Sony melhorou, agora com o PlayStation Cloud que é a integração entre Gaikai e PS4, você poderá acessar o seu PlayStation 4 remotamente através do PS Vita e Criar uma rede entre amigos onde poderá se compartilhar as partidas, lembrando que aplicativos como o Facebook, Netflix entre outros continuam tendo compatibilidade.
Os primeiros jogos que serão disponibilizados para o PlayStation 4 são:
kill zone – Shadow Fall [Guerrilla games].
Watch Dogs [Ubisoft].
Motor gráfico da capcom “Panta Rhei” Deep Down é um teste da engine ainda não tem nome definitivo.
The Witness – produtor independente [Jonathan Blow].
Infamous – Secons Son [Sucker Punch].
Drive Club [Estúdio evolution] que levou 9 anos para ser desenvolvido.
O novo console não terá suporte nativo aos jogos das gerações anteriores, mas futuramente a Sony pretende liberar uma atualização ao PlayStation 4 que permitirá isso. E uma novidade que deixou muita gente feliz foi de que o console vai ser capaz de capturar as suas gameplays. Então estas foram as informações disponibilizadas pela Sony na conferência e lembrando que ela não revelou o console então já é de se esperar que isso será revelado durante a E3. Fonte: Sony/TechnoBuffalo.