No Youtube já sabemos como funciona: vídeos com áudio não autorizado, com músicas protegidas por direitos autorais, de terceiros, “ripadas” daquele CD do Judas Priest que você tanto gosta, etc, geralmente são bloqueados e/ou removidos. Isso acontece bastante com vídeos de gameplay, e a indústria de jogos eletrônicos inclusive foi muito amigável com os “Youtubers” quando o Google resolveu pegar mais pesado, há alguns meses atrás.
O ContentID, o algoritmo de detecção utilizado pela gigante de Montain View, é bastante poderoso, e é capaz de identificar até mesmo músicas que estão tocando ao fundo, em um rádio, por exemplo. Como podemos perceber, isto pode também levar a um bloqueio do vídeo.
Bem, o Twitch resolveu “entrar na onda”. A partir de agora, o site de streaming de jogos está escaneando os vídeos dos usuários em busca de áudio de terceiros e, também, em busca de músicas que estavam tocando no ambiente onde foi realizada a transmissão.
Observe que trata-se de um sistema similar ao do Youtube, não igual. No Twitch, o vídeo continuará acessível mesmo após a detecção do conteúdo supostamente protegido por direitos autorais, “apenas” o som será cortado. É interessante lembrar, entretanto, que como ocorre com o Youtube, podem ocorrer casos de detecções e punições incorretas, afinal, estamos falando de um sistema que, como todos os outros, pode conter falhas.
Parceria com a indústria da música
O Twitch realizou uma parceria com a empresa Audible Magic, a qual por sua vez trabalha com a indústria da música (já deu para perceber onde isto pode dar, não?), e utilizará a tecnologia desta empresa nas detecções. Quando áudio não autorizado for detectado pelo sistema da Audible Magic em qualquer vídeo, este terá o som cortado.
Um “silêncio” de 30 minutos será aplicado a partir do momento da detecção. O sistema, aliás, escaneia e aplica o mute em blocos de 30 minutos, o que significa que, por exemplo, 3 minutos de música “proibida” poderão resultar em um mute de 30 minutos no vídeo, mesmo que a maior parte deste bloco não tenha nada proibido, nenhum áudio não autorizado.
Áudio detectado pelo sistema no ambiente onde se encontra o usuário, oriundo, por exemplo, de um aparelho de som, também poderá ser detectado. E, claro, também resultará nestes “silêncios em blocos” (30 minutos). Deu para perceber que a coisa não é tão simples quanto parece, e que o pessoal que realiza transmissões de gameplay pelo Twitch pode sofrer punições até mesmo indevidas.
A parceria com a Audible Mag, porém, vale para vídeos já gravados e para os futuros. Curiosamente, transmissões ao vivo não serão escaneadas, mas grandes transmissões já realizadas e gravadas foram afetadas, como por exemplo uma da Valve, relativa a Dota 2.
O próprio Twitch, aliás, dá uma dica aos usuários, a qual também vale para o Youtube, claro. A empresa sugere que usuários com vídeos marcados a procurem para a remoção dos mutes, desde que já os tenham adequado. Para isto, é preciso enviar uma contra-notificação à empresa informando que tudo já se encontra de acordo com o DMCA (Digital Millennium Copyright Act).
Via codigofonte (UOL)