Meta está desenvolvendo o supercomputador de inteligência artificial mais rápido do mundo

Hoje a Meta anunciou que está criando o AI Research SuperCluster (RSC), que é um supercomputador de inteligência artificial, ele será o mais rápido do mundo, e deve ficar pronto metade desse ano. O objetivo da criação é contribuir no desenvolvimento do futuro metaverso da empresa.

De acordo com o release do Facebook, o RSC não está finalizado, no entanto é considerado é um dos supercomputadores de inteligência artificial mais rápidos do mundo. Quando ficar pronto, será o mais rápido.

Faz 18 meses que o computador está sendo construído, de acordo com a Meta até o momento tem velocidade de mais de 100 mil computadores desktops. Esse computador deve ser a base da nova plataforma do metaverso, onde será fundamental a inteligência artificial.

A Meta explicou que, para desenvolver a nova geração de IA avançada, será preciso novos computadores, que suportam quintilhões de operações por segundo, mas eles ainda não foram criados.

No blog de inteligência artificial da Meta, foram publicados que alguns detalhes, são eles, o RSC tem (atualmente) 760 sistemas Nvidia DGX A100, totalizando 6.080 GPUs, velocidade de transferência de dados de 1600 Gb/s e 175 PB (petabytes) de armazenamento, e ainda 46 petabytes de cache. Durante esse ano, terá 16 mil GPUs, com um aumento de desempenho em treinamento de inteligência artificial em 2,5 vezes.

A empresa disse que seu supercomputador é seguro, com os dados dos usuários criptografados. Mark Zuckerberg parabenizou em post no Facebook a equipe da Meta responsável pela construção do RSC, e ainda explicou que o supercomputador permitirá novos modelos de IA que podem aprender de trilhões de exemplos, e ainda entender centenas de idiomas. Já existe o protótipo do headset para o metaverso, ele é chamado de Project Cambria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.