Imposto cobrado de eletrônicos importados é reduzido

Foi anunciado pelo governo nesta quarta-feira dia 17 de março, que o imposto cobrado pela importação de dispositivos eletrônicos terá uma redução de 10% a partir da próxima semana. A medida foi aprovada pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Camex).

Com o Dólar instável o Real está muito desvalorizado e a importação fica a cada dia mais cara. Com a redução de imposto diminuirá o valor para trazer ao Brasil vários tipos de equipamentos, como celulares, computadores e aparelhos para uso medicinal.

Recentemente houve redução de impostos para jogos eletrônicos e jogos como Xbox Series X/S e PlayStation 5, tiveram um corte de preço considerável quando chegaram ao nosso país.

Segundo o Ministério da Economia, no momento a tarifa externa comum (TEC) do Mercosul têm uma variação no valor entre 0% e 16%. Desta forma, os eletrônicos contavam com uma taxa de 10% passaram para 9%, enquanto os que possuem alíquota de 16% passaram para 14,4%.

Com a mudança a previsão é que a arrecadação perda R$ 1,4 bilhão em 2021. Já os consumidores, pagarão entre 2% e 5% a menos nos produtos eletrônicos exportados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.