A Microsoft decidiu mudar a estratégia de trabalho, fazendo com que as suas lojas sejam transformadas num shoroom. O novo sistema de trabalho da gigante mundial se chama Microsoft Experience Center. Das 80 lojas apenas 4 permaneceram utilizando esse sistema.
A empresa vai usar o espaço das quatro lojas que não serão fechadas apenas para a apresentação dos produtos e para o público manter as experiências. Os funcionários que trabalhavam no varejo vão manter os trabalhos para atender os clientes.
Apesar do fechamento de quase todas as lojas, as vendas no site continuarão a todo o vapor para os mais de 1 bilhão de pessoas que são alcançados via internet mensalmente. A empresa também vai permanecer vendendo seus produtos nas 190 nações que jã está presente, incluindo o Brasil.
O custo estimado para o fechamento das lojas físicas em alguns lugares como Nova York e Washington nos Estados Unidos e na Europa, como Londres, que são as maiores, chaga ao valor de 450 milhões de dólares. Esse valor será para cobrir os custos com a quebra de contratos dos aluguéis e custos adicionais.
David Porter, vice presidente disse: “Nossas vendas online cresceram na medida em que nosso portfólio evoluiu para ofertas amplamente digitais, e nossa equipe talentosa demonstrou sucesso ao atender consumidores além de qualquer local físico.”
As vendas on-line só vêm ampliando-se a cada dia, fazendo com que existência dos lugares físicos sejam reduzidos a cada dia. É isso o que a empresa pretende fazer, treinando os seus funcionários e preparando eles para essa tendência do virtual.